A maior celebração do teatro baiano está chegando. Ocorre no dia 29 de maio (quinta-feira), às 20h, no Teatro Sesc Casa do Comércio, a cerimônia da 30ª edição do Prêmio Bahia Aplaude. Com o tema “Central dos Sonhos: o show começa aqui”, a noite promete reunir nomes de destaque da cena teatral, como atores, diretores, jornalistas, críticos e escritores em um evento marcado por homenagens, encenações, performances musicais e muitas surpresas preparadas especialmente para uma das datas mais esperadas do ano pela classe artística baiana.
O 30º Prêmio Bahia Aplaude é uma realização da Aplaude Produções e Ministério da Cultura, sob a coordenação da Caderno 2 Produções, com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado da Bahia, por meio do Programa Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda; e Cateno, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
As boas-vindas ficarão à cargo do mestre de cerimônia, o ator baiano Fábio Vidal, que irá conduzir a premiação e anunciar os grandes homenageados da noite. Entre eles, estão o criador do Prêmio, Marco Antônio Queiroz, e o jornalista José Cerqueira Filho, que acreditaram na ideia do Troféu Bahia Aplaude em 1993 e abriram os caminhos para sua existência até os dias de hoje. Também recebem a homenagem Marcos Uzel, colunista, articulista e crítico teatral, reconhecido pela preservação da memória do teatro baiano, e Ana Paula Bouzas, uma potência feminina nas artes, que sempre reforçou o poder transformador do teatro.
Tributo à persistência – Responsável pelo roteiro e direção artística, Ridson Reis preparou uma costura cênica que vai atravessar a cerimônia, por meio de uma experiência visual e sonora que promete trazer, em cada detalhe, referências a peças e figuras emblemáticas do teatro baiano dos últimos 30 anos. Entre uma categoria e outra, o palco será tomado por diversas expressões artísticas, incluindo cenas, canções, coreografias, fotos, vídeos, textos e até figurinos originais de espetáculos antigos que irão preencher o lugar com muita emoção e nostalgia.
“Dirigir um Prêmio do qual já participei como artista e como espectador é motivo de imensa felicidade. Este ano, escolhemos falar sobre sonhos. O sonho de ser artista, continuar vivendo de arte, pagar as contas sendo artista. Estamos construindo uma cerimônia que celebra esses sonhos e que também reflete, tensiona e questiona a realidade de ser artista nesta cidade, neste país. É um tributo à persistência, à beleza e à luta que existem em cada trajetória artística”, afirma Ridson.
“O Prêmio Bahia Aplaude tem orgulho de testemunhar, há 30 anos, a inventividade dos artistas de teatro do nosso estado. Nesta 30ª edição, vamos celebrar essa história, que é composta integralmente pelas pessoas que fazem parte desta cena. Como em todos os anos, será uma noite de comemoração pelo conjunto de espetáculos que foram assistidos. É um momento de festa!”, comemora Jorge Albuquerque, produtor do evento.
Central dos Sonhos – Nesta edição comemorativa de 30 anos, o Prêmio Bahia Aplaude revisita momentos inesquecíveis do teatro nacional, celebrando sua história. Para costurar essa viagem, entram em cena as personagens Jaqueline e Juliete, interpretadas pelas atrizes Heloísa Jorge e Mariana Borges, atendentes de telemarketing que vendem ingressos de espetáculos baianos icônicos e recriam músicas e cenários, transformando o palco em um portal onde passado e presente se unem em puro encanto. A direção musical é assinada por Jarbas Bittencourt e a direção coreográfica por Arismar Adoté.
Fotos: Casaes/BAPRESS