A Bahia foi confirmada como sede da 25ª Conferência Nacional da Advocacia. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (26) pelo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, durante sessão do Conselho Pleno da entidade, realizada em Goiânia, que contou com a presença da presidenta da OAB Bahia, Daniela Borges.
Considerado o maior congresso jurídico do mundo, a conferência é realizada a cada três anos e acontecerá em 2026. A escolha da Bahia foi consolidada após as seccionais de Santa Catarina, Paraíba e Piauí retirarem suas candidaturas em apoio à proposta baiana.
A candidatura da OAB Bahia foi lançada oficialmente em fevereiro deste ano, durante a solenidade de posse do Conselho Seccional da OAB-BA. Na ocasião, diante do presidente Beto Simonetti, a presidenta Daniela Borges, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e o secretário de Justiça da Bahia, Felipe Freitas, que representou o governador Jerônimo Rodrigues, defenderam a capital baiana como sede do evento
A presidenta Daniela Borges agradeceu a escolha e prometeu um evento inesquecível. “Em nome de toda a advocacia baiana eu agradeço a confiança depositada em nós pela diretoria do Conselho Federal e pelos conselheiros e a generosidade das seccionais de Santa Catarina, Paraíba e Piauí, que abriram mão de suas candidaturas. A Bahia saberá retribuir. Tenham a certeza de que faremos uma conferência inesquecível para toda a advocacia nacional. Vamos garantir todas as condições para que o evento seja único e especial”, destacou.
O presidente Beto Simonetti se mostrou entusiasmado com a decisão. “É com grande entusiasmo que anunciamos que Salvador será a capital da 25ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira. A escolha da cidade para sediar a próxima edição do maior evento jurídico do mundo simboliza o compromisso da OAB com a pluralidade, a representatividade e a coesão da advocacia nacional. Mais do que um encontro, a Conferência será um espaço vibrante de diálogo institucional, reflexão coletiva e fortalecimento dos pilares que sustentam a atuação da Ordem: a defesa intransigente das prerrogativas da advocacia, o respeito absoluto à Constituição e a promoção contínua do Estado Democrático de Direito”, declarou.
Foto: Raul Spinassé/Ascom CFOAB