Ações de fortalecimento da música na Bahia serão apresentadas, nesta quarta-feira (28), no Rio2C, maior evento de criatividade da América Latina, que acontece no Rio de Janeiro. O secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, vai representar a Secretaria Estadual de Cultura da Bahia (SecultBA) na mesa “Políticas Públicas de Circulação de Música”. Estarão também no debate a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, a secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, e a presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella.
A mediação será conduzida pela diretora da Aruwá Produções e presidenta da Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN), Sara Loiola. A mesa de discussão acontece às 17h15 com debates focados em políticas públicas e estratégias para a circulação da produção musical local. O papel dos festivais como espaços fundamentais de fruição artística também estará no centro das discussões, assim como os caminhos para conectar ações públicas a redes e festivais independentes, ampliando o alcance da música brasileira no Brasil e no exterior.
“É uma satisfação representar a Bahia no Rio 2C e levar para o centro do debate nacional as políticas públicas que têm fortalecido a música produzida no nosso estado. Será um intercâmbio com outros projetos e com agentes culturais do mercado da música. Isso fortalece nossa gestão e o compromisso com o desenvolvimento da cadeia produtiva da música na Bahia”, afirmou o secretário Bruno Monteiro.
O RIO2C – Realizado entre os dias 27 de maio e 1º de junho, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o Rio2C é o principal encontro da indústria criativa da América Latina. Durante seis dias, o evento irá promover uma intensa programação com conferências, pitchings, rodadas de negócios, paineis e workshops, reunindo profissionais de setores como audiovisual, música, mídia, tecnologia, sustentabilidade, entre outros.
O Rio2C é reconhecido por antecipar tendências, fomentar a inovação, estimular a criação de novos projetos e fortalecer conexões entre os diversos elos da cadeia criativa. Com 21 palcos temáticos e mais de cinco tipos de credenciais, o evento se firma como espaço estratégico para o desenvolvimento e projeção da cultura e da economia criativa brasileira.
Foto: Piu Gomes