Na noite desta segunda-feira (26), por volta das 21h, o Grupo Especial de Proteção Ambiental (GEPA) da Guarda Civil Municipal e a Companhia Independente de Policiamento de Proteção Ambiental (COPPA) da Polícia Militar foram acionados por uma moradora de Piatã. A situação era urgente: filhotes de tartarugas- marinhas estavam se deslocando em direção ao asfalto.
Uma equipe se deslocou até o local e resgatou mais de 100 filhotes que tinham acabado de nascer. Em contato com o coordenador do projeto Tamar, recebemos a orientação de levar os filhotes até a praia Pedra do Sal, onde realizamos a soltura dos animais, devolvendo-os à natureza.
O supervisor do GEPA, Anderson Nascimento, destacou a importância deste momento: “Estamos na época em que os ovos eclodem, e os filhotes precisam da luz da lua e das estrelas para seguirem seu destino. Por conta da iluminação pública, pode ocorrer dos filhotes pegarem o sentido errado. Caso isso aconteça, pedimos que liguem para a GCM; enviaremos nossa equipe especializada para resgatar os animais.”
Foto: Divulgação/Ascom GCMS