terça, 27 de maio de 2025
Euro Dólar

MAJUR E ILÊ AIYÊ FORAM DESTAQUE NA 8ª EDIÇÃO DO PRÊMIO SIM À IGUALDADE RACIAL 2025

VICTOR OLIVEIRA - 26/05/2025 19:08 - Atualizado 26/05/2025

Diretamente do bairro do Curuzu, na Bahia, para o Rio de Janeiro, o Ilê Aiyê marcou presença na 8ª edição do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2025, em apresentação que foi transmitida em rede nacional pela TV Globo ontem (25). Junto à cantora baiana Majur, a Band’Aiyê, a estilista Dete Lima, a Deusa do Ébano e as dançarinas do Ilê protagonizaram um momento potente e histórico no palco de uma das maiores premiações de diversidade e inclusão do mundo. O evento acontece anualmente desde 2018 e é promovido pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR).

A participação do Ilê no Prêmio Sim à Igualdade Racial contou com a colaboração de Majur, artista negra, baiana e trans, que acaba de lançar o álbum “Gira Mundo”, obra que exalta a cultura afro-brasileira e reforça sua conexão com a fé através de 16 faixas que exploram a estética afropop contemporânea. Durante a performance, a cantora foi coroada pela própria Dete Lima, estilista e diretora do Ilê, dividiu o palco com a Deusa Lorena Bispo e cantou as músicas icônicas do bloco “Um Canto de Afoxé” e “Que Bloco é Esse?”, acompanhada pelos tambores da Band’Aiyê.

Entre as atrações que também se apresentaram, estão nomes como Sandra Sá, Belo, Gaby Amarantos, Djonga, Jotapê, Os Garotin e Gabz. Completaram a lineup do evento talentos como Altayr Veloso, cantor e compositor carioca; Dom Filó, dj, produtor cultural e ativista do Movimento Negro; Maria Preta, rapper e poeta; Zaynara, cantora e compositora nascida no Pará; Kena Maburo, artista indígena, além das finalistas Djuena Tikuna e Kaê Guajajara, artistas e ativistas indígenas.

Sobre o Prêmio – O Prêmio Sim à Igualdade Racial reconhece, celebra e premia personalidades negras e indígenas, iniciativas e organizações brasileiras que atuam na promoção da igualdade racial, diversidade e inclusão no país. Nesta edição, o conceito é o Carisma, formado a partir da combinação entre influência, poder e afeto na construção de relações profundas para guiar mudanças reais e gerar impactos positivos na sociedade.

Nesta edição, o prêmio contempla iniciativas nos pilares de Cultura, Educação e Empregabilidade, com categorias específicas e finalistas escolhidos por meio de indicações do público, curadoria externa e, na etapa final, a votação de um júri especializado. O time de jurados foi composto pelo cantor Xamã, o carnavalesco Milton Cunha, a apresentadora Rita Batista, a ativista Samela Sateré Mawé e a bailarina Vitória Bueno. A cerimônia de premiação completa está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=EmTiGe0r0ts

Sobre o  Instituto Identidades do Brasil – Fundada em 2016, o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) é uma organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial. A partir da Campanha Sim à Igualdade Racial, desenvolve ações em diferentes formatos para conscientizar e engajar organizações e a sociedade, buscando reduzir a desigualdade racial no mercado de trabalho, como indica o objeto 10 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.