A Bahia segue transformando abandono em dignidade com a conclusão de mais quatro empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida. Em fase final de obras, os residenciais Jonaldo de Machado, em Santo Amaro (464 unidades); João Assis e Everaldino Guimarães, em Pojuca (668 unidades); e o Solar Barreiras, em Barreiras (500 unidades), vão realizar o sonho da casa própria para mais 1.632 famílias baianas.
As intervenções fazem parte do esforço do Governo do Estado, por meio da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia), para concluir obras paralisadas na gestão federal anterior. As moradias estavam há anos inacabadas e foram deterioradas pelo tempo, por ações de vandalismo e pela ausência de manutenção. Agora, com o apoio financeiro e técnico do Governo da Bahia, elas estão prestes a ganhar vida nova.
“Esses empreendimentos representam mais do que concreto e tijolo: são conquistas de famílias que esperaram por anos. O que estava abandonado hoje se transforma em moradia digna, graças à decisão do presidente Lula de retomar o programa e ao compromisso do governador Jerônimo com o povo da Bahia”, afirmou o presidente da Conder, José Trindade.
A atuação da Conder integra o conjunto de ações viabilizadas após o presidente Lula determinar a retomada das mais de 180 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida que estavam paralisadas em todo o Brasil. Na Bahia, essa reativação contempla 3.026 unidades habitacionais, em nove condomínios e seis municípios, com investimento total de cerca de R$ 56 milhões.
Em 2023, a Bahia teve protagonismo no relançamento nacional do programa. O presidente escolheu o município de Santo Amaro para anunciar a nova fase do Minha Casa, Minha Vida, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro Rui Costa. Na ocasião, foram entregues os residenciais Vida Nova Santo Amaro I e Vida Nova Sacramento, somando 684 moradias.
De lá para cá, a Conder concluiu também os conjuntos Campo Belo Habitar do Sertão, em Feira de Santana (248 unidades), Jardim Novo Tempo, em Ibotirama (150), e Residencial das Mangueiras, em Salvador (312). Com essas entregas, mais de 1.300 famílias já receberam as chaves de seus novos lares.
Além da requalificação das moradias, as obras executadas pela Conder também contemplam melhorias no entorno dos empreendimentos, como novas vias de acesso e ações de urbanização. A meta é garantir não apenas uma casa nova, mas também infraestrutura, mobilidade e qualidade de vida para milhares de baianos.