O projeto ELEGBAPHO – TERRITÓRIO AFROCÊNICO DE CELEBRAÇÃO NEGRA realiza mais um encontro para celebrar trajetórias e histórias das artes negras, em Salvador. Desta vez, o multiartista Nando Zâmbia receberá a atriz gaúcha Vera Lopes e o músico alagoinhense Osvaldo Bola para um bate-papo musicado, no qual serão apresentados trechos da dramaturgia inédita do espetáculo Elegbapho, em meio a poemas e canções. Depois, a roda de conversa vai dar lugar à roda de samba em uma grande festa de celebração negra embalada pela banda Pagode do Lú. O evento acontece no dia 24 de maio (sábado), a partir das 19h, na Casa Preta Espaço de Cultura, com entrada gratuita.
Atuantes da cena com trajetórias construídas a partir do teatro de grupo, Vera Lopes e Nando Zâmbia também vão conversar sobre as conquistas e desafios do teatro preto. Vera Lopes foi uma das fundadoras do histórico grupo gaúcho Caixa-Preta e, em 2023, foi homenageada pelo Festival de Cinema de Gramado com o Troféu Sirmar Antunes – Trajetória, por sua carreira no cinema e no teatro. O músico Osvaldo Bola se junta a eles nesse bate-papo musicado, apresentando canções autorais ao violão, marcadas por influências do samba-canção e MPB.
“Criar este território de trocas artísticas para nutrir o processo de construção da dramaturgia foi muito enriquecedor, conversamos tanto com pessoas que acreditam que temos pelo que celebrar, quanto com pessoas que acreditam que não, e assim fomos desvendando caminhos para este espetáculo-festa em homenagem a Exu”, afirma o ator Nando Zâmbia, que desenvolve a dramaturgia de Elegbapho, um espetáculo que pretende celebrar a existência negra, com consultoria da dramaturga e encenadora Onisajé.
Zâmbia reuniu e entrevistou expoentes negros e negras de diversas áreas de atuação para construir a dramaturgia. Em dois eventos abertos ao público, ele conversou com o ator Sulivã Bispo, com a artista da dança e psicoterapeuta Tânia Bispo, com o coreógrafo e bailarino Zebrinha, e com a pós-doutora em Educação Mabel Freitas. Ele também realizou uma série de entrevistas em formato podcast que serão publicadas em seu canal no Youtube: o ator e ex-presidente da Fundação Palmares, Hilton Cobra; a historiadora e professora-doutora da UnB, Ana Flávia Magalhães; o ator moçambicano radicado em Portugal, Klement Tsamba; a cineasta gaúcha Camila de Moraes; o artista visual mineiro, Froid; o professor de Teatro e policial militar Luigi Prins Araújo; o ogan e pesquisador do culto a Exu, Domingos Okan Lewá; e a figurinista Anthea Xavier.
O projeto Elegbapho – Território Afrocênico de Celebração Negra tem o apoio do programa Rumos Itaú Cultural 2023 – 2024 e comemora os 25 anos de carreira do multiartista Nando Zâmbia.
ELEGBAPHO – TERRITÓRIO AFROCÊNICO DE CELEBRAÇÃO NEGRA
Nando Zâmbia convida Vera Lopes e Osvaldo Bola
Show de Pagode do Lú
Quando: 24 de maio (sábado) – 19h
Onde: Casa Preta Espaço de Cultura
Quanto: Gratuito