O Programa Estudantes nos Museus, desenvolvido pelas secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Cultura (SECULT), levará, neste sábado (24), 68 estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Edith Machado, no município de Feira de Santana, para visitas a equipamentos culturais de Salvador. Acompanhados por 12 professores, eles irão visitar o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), no Centro Histórico, e o Museu de Arte Moderna (MAM), no Solar do Unhão. Nesses espaços, a programação inclui exposições e realização de oficina artístico-educativa.
A iniciativa, que conta com os apoios do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (IPAC) e da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), tem como objetivo enriquecer a experiência educacional, integrando os estudantes ao patrimônio cultural da Bahia.
A visita aos museus é conduzida por mediadores e arte-educadores, que promovem a interação dos estudantes e professores acompanhantes com as exposições. Durante o percurso são apresentadas informações sobre o contexto histórico, cultural e artístico das obras.
Já as oficinas artístico-educativas promovem práticas que combinam criação artística e educação. Através delas, os participantes são incentivados a explorar e expressar suas ideias e sentimentos por meio de várias formas de arte, como pintura, desenho, colagem e cerâmica, entre outras, com o objetivo de estimular o pensamento crítico, a criatividade e a percepção estética.
Além dos museus, os estudantes do Edith Machado irão visitar equipamentos do Centro Histórico de Salvador – Elevador Lacerda e Mercado Modelo, Praça da Sé, Estátua de Zumbi dos Palmares, Praça Municipal, Largo do Pelourinho, Praça Terreiro de Jesus, Caminho de São Francisco, Memorial das Baianas, Casa do Benin e Fundação Casa de Jorge Amado.
Foto: Divulgação