sexta, 23 de maio de 2025
Euro Dólar

GOVERNO FEDERAL LIQUIDA DÍVIDA DE QUASE R$ 40 MILHÕES COM ENERGIA DO SISTEMA ITAPARICA

Bruna Carvalho - 23/05/2025 11:37

Nesta quinta-feira (22), o governo federal informou, por meio de nota oficial, que quitou uma dívida de quase R$ 40 milhões relacionada ao fornecimento de energia elétrica do Sistema Itaparica. O pagamento foi possível graças à liberação de orçamento para projetos públicos voltados à irrigação social.

Criado nos anos 1990 pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), o Sistema Itaparica foi implantado para reassentar famílias afetadas pela formação do lago da usina Luiz Gonzaga, em Petrolândia, Sertão de Pernambuco. Os dez projetos que compõem o sistema estão distribuídos por municípios de Pernambuco — Belém do São Francisco, Floresta, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Petrolândia — e da Bahia — Abaré e Curaçá.

A quitação da dívida encerra um impasse que vinha preocupando produtores e lideranças locais, diante do risco de suspensão no fornecimento de energia, o que ameaçava a produção agrícola e o abastecimento hídrico.

“Essa conquista representa um avanço importante para a região, que há 39 anos enfrenta os desafios decorrentes do processo de reassentamento, impactando diretamente nossa comunidade, nossos produtores e produtoras”, afirma Edilazio Wanderley, superintendente da 3ª SR da Codevasf.

Foto: Ministério da Integração Nacional/arquivo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.