O VLT de Salvador pode chegar até o município de Alagoinhas. Esse foi um dos pontos tratados na reunião entre o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e a ex-presidenta do Brasil, Dilma Rousseff (PT), atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, na China (Veja aqui). Segundo reportagem do Jornal A Tarde Jerônimo conversou com Dilma sobre a construção de um VLT, saindo de Salvador, passando por Simões Filho, Camaçari e chegando em Alagoinhas. Segundo o governador, já há verbas aprovadas no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para a elaboração desse projeto e, passada essa fase, será preciso ter recursos para a construção do modal.
“Nós já temos um dinheiro aprovado no PAC agora, para elaborar esse projeto. É um VLT até Alagoinhas. A gente tem feito um estudo sobre viabilidade econômica, carregando as pessoas de Simões Filho, de Camaçari. Já temos dinheiro no PAC para iniciar o projeto e já estou negociando com os bancos a possibilidade de, daqui a um ano, um ano e meio, dois anos, a gente pautar a viabilidade”, disse o petista.
A ideia é que Dilma consiga liberar, em Xangai, diretamente do banco gerido pelo grupo de países emergentes conhecido como BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o dinheiro necessário para que a obra possa ser realizada nos próximos anos. O projeto já é estudado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) há pelo menos dois anos, com o nome de “VLT Metropolitano”. O plano inicial era que o modal conectasse de maneira mais eficiente os municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Entretanto, Jerônimo solicitou que os estudos incluíssem a possibilidade de ir ainda mais longe, chegando até Alagoinhas. Caso a viabilidade do projeto seja comprovada, ele ampliará ainda mais o traçado do VLT que está sendo construído em Salvador, com 36,4 km divididos em três trechos: o primeiro entre a Calçada e a Ilha de São João; de Paripe a Águas Claras; e de Águas Claras à orla de Piatã.
Foto: Divulgação / Skyrail Bahia