quarta, 21 de maio de 2025
Euro Dólar

DEFESAS CIVIS DA RMS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO NA CODESAL

VICTOR OLIVEIRA - 21/05/2025 18:58

As Defesas Civis de sete municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) participaram de capacitação do Programa de Planejamento em Estruturação de Defesa Civil (PPEDEC), realizada nesta quarta-feira (21), no auditório da Defesa Civil de Salvador (Codesal), na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô). Na ocasião, foram compartilhados temas relacionados à proteção e defesa civil, voltados ao aperfeiçoamento e fortalecimento dos respectivos órgãos em cada um dos municípios.

A capacitação foi ministrada por técnicos da Defesa Civil com ênfase na atuação em comunidades localizadas em áreas de risco. Participaram da atividade os servidores dos municípios de Pojuca, Dias D’Ávila, Candeias, Camaçari, Itaparica, Lauro de Freitas e Madre de Deus. Entre os temas abordados, foi enfatizado que, para a eficácia do sistema de defesa civil, é fundamental consolidar a sinergia na coordenação entre órgãos do Sistema de Proteção e Defesa Civil de cada município para mitigação de riscos, preparação e atendimento às emergências; e o fortalecimento das capacidades locais para ações de prevenção e resposta às ocorrências.

A iniciativa dá continuidade ao plano de parceria apresentado em reunião realizada em março passado e que reuniu 11 dirigentes de municípios da RMS. O documento engloba três áreas: a da partilha da legislação específica para ser adaptada à cada realidade dos municípios, a do setor de articulação comunitária e a do campo de informações climatológicas. O PPEDEC tem como objetivo fortalecer as Defesas Civis municipais de modo a atuarem em situações de perigo, minimizando o risco e a perda de vidas.

“Em função das mudanças no clima, cada vez mais intensas, nossos municípios precisam estar preparados para proteger os grupos mais vulneráveis, pois são os primeiros a serem impactados. Diante do atual contexto se faz necessário adotarmos soluções voltadas a construir cidades mais seguras e a Defesa Civil de Salvador, como hub de resiliência certificada pela ONU (Organização das Nações Unidas), está preparada a oferecer esta colaboração”, destacou o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

A programação incluiu módulos sobre Defesa Civil Institucional, apresentado pela engenheira civil e de Segurança do Trabalho, Alana Matos, coordenadora do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec);  sobre Mapeamento e Monitoramento das áreas de risco, ministrado pelo geólogo Adenilson Junior; sobre Casarões e plano de contingência, pela arquiteta Taís Azevedo, chefe do setor de casarões; sobre Percepção de risco e ações de contingência pelo engenheiro civil Esmeraldo Tranquilino, subcoordenador de atendimento emergencial; e sobre Mudanças climáticas e Cemadec, apresentado pelo oceanógrafo Gabriel Pugliese e pelo meteorologista Giuliano Carlos. Ao fim da capacitação foram entregues os certificados de participação.

A subcoordenadora do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec), Alana Matos, destacou que a capacitação foi estruturada com base na ampliação de conhecimentos com foco em ações preventivas que envolvem monitoramento meteorológico e gerenciamento de risco de desastres. “Temos um sistema de Defesa Civil estruturado em Salvador e a partir do uso de tecnologia de ponta para a previsão climática e antecipação de riscos, foi possível darmos um salto qualitativo na prevenção de riscos”, afirmou Alana destacando a importância de receber o colegiado de Defesas Civis da RMS.

Foto: Ascom/Codesal

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.