O Morar Melhor, programa habitacional da Prefeitura de Salvador voltado para famílias que enfrentam problemas estruturais em suas casas, entregou, nesta segunda-feira (19), mais 100 imóveis requalificados no Alto do Coqueirinho. Essa foi a terceira vez que o projeto contemplou o bairro, totalizando 400 residências beneficiadas.
Durante o ato de entrega das casas, o prefeito Bruno Reis lembrou que ter um imóvel em boas condições impacta positivamente em outras áreas da vida e eleva a autoestima dos seus moradores. “Quando a gente mora melhor, trabalha melhor. Quando a gente mora melhor, as crianças têm melhores condições para estudar. Porque, para o ser humano, não há nada mais sagrado do que a sua casa. A casa é o lugar onde a gente educa os filhos, onde a gente descansa para voltar ao trabalho no dia seguinte”, comentou o gestor.
Uma das famílias que viu a casa transformada foi a de Lindalva Conceição Rodrigues, de 55 anos, moradora da comunidade há mais de quatro décadas. Mãe de 10 filhos e avó de 22 netos, ela vive com sete familiares em um imóvel que apresentava falhas na estrutura. O telhado anteriormente em más condições facilitava que os cômodos ficassem alagados em dias de chuva. Em um dia chuvoso, ela perdeu parte dos seus móveis.
“Eu lutei muito para construir essa casa, mas eu nunca consegui deixá-la arrumada porque faltava condições financeiras. Eu passava as noites acordada, molhava muito a sala, perdi muito móveis, como sofá e televisão, por causa da pingueira. Era muita pingueira”, recorda Lindalva, que trabalha vendendo pasteis no bairro.
Ainda de acordo com a moradora, o chão da sala tinha buracos e a umidade decorrente das infiltrações causava mofo nas paredes, o que desencadeou problemas respiratórios em parte da família. Agora, o imóvel conta com um novo telhado. Além disso, a casa ganhou reboco, houve troca de portas, janelas e esquadrias e o banheiro foi totalmente requalificado.
Foto: Betto Jr./ Secom PMS