O Ministério das Relações Exteriores abriu inscrições para o novo concurso de diplomata, com 50 vagas disponíveis para o cargo de terceiro-secretário. O salário inicial é de R$ 22.558,56. O processo seletivo será conduzido pelo Instituto Rio Branco (IRBr), a academia diplomática do Itamaraty em Brasília (DF).
As inscrições devem ser feitas pelo site do Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). A taxa é de R$ 229,00, mas candidatos do CadÚnico e doadores de medula óssea podem solicitar isenção. O prazo para se inscrever vai até as 18h do dia 4 de junho.
O concurso terá provas em cinco dias, aplicadas em todas as capitais e no Distrito Federal. A primeira etapa, de caráter eliminatório, está marcada para o dia 20 de julho e será composta por 240 questões objetivas sobre Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Língua Inglesa, Política Internacional, Economia e Direito.
A segunda fase será realizada nos dias 23, 24, 30 e 31 de agosto, com provas discursivas nas mesmas áreas, incluindo ainda uma prova de Língua Espanhola ou Francesa.
Das 50 vagas ofertadas, 10 são reservadas para candidatos negros e três para pessoas com deficiência. O edital também prevê a convocação adicional de 75 mulheres para a segunda fase, com o objetivo de “corrigir eventuais desigualdades e promover a proporcionalidade entre pessoas candidatas do gênero masculino e do gênero feminino”.
Não é exigida formação específica para participar do concurso, mas é necessário possuir diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação.
O Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) é considerado um dos mais exigentes do país. A preparação dos candidatos costuma levar de dois a três anos.
Foto: Divulgação/Agência Brasil