O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), sinalizador também chamado de prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou alta de 0,8% em março na comparação com o mês anterior e encerrou o primeiro trimestre com expansão de 1,3%, segundo dados divulgados pelo BC nesta segunda-feira, 19.
A leitura do mês ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,5%, e mostrou aceleração em relação à alta de 0,5% registrada em fevereiro, em dado revisado pelo BC de um crescimento de 0,4% informado antes. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o IBC-Br teve alta de 3,5%, enquanto no acumulado em 12 meses passou a um ganho de 4,2%.
O resultado oficial do PIB no 1º trimestre será divulgado pelo IBGE no dia 30 dia maio.
Analistas esperam uma desaceleração do crescimento econômico ao longo deste ano, em meio a uma taxa de juros elevada e inflação persistente, o que afeta o consumo. No entanto, a força do setor agrícola deve ajudar a atividade no início do ano e sustentar o PIB. Pairam ainda as incertezas em torno da política tarifária dos Estados Unidos.
Getty Images