Marcando o início de duas semanas de mobilização em defesa do meio ambiente, a 51ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Rio São Francisco foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (18), em Bom Jesus da Lapa (BA), município escolhido para a instalação da base de operação. A cerimônia, realizada no Colégio Estadual Monsenhor Turíbio, reuniu mais de 200 participantes, entre representantes de 45 instituições do poder público e da sociedade civil organizada.
Durante a solenidade, três dos coordenadores-gerais da FPI — a promotora de Justiça Luciana Khoury (MP/BA), o procurador Ilan Fonseca (MPT) e o fiscal Augusto Pinto (Crea/BA) — deram as boas-vindas às equipes, destacando a importância da atuação conjunta para a proteção do meio ambiente e o fortalecimento dos direitos das populações da bacia. Para Luciana, a expectativa é positiva.
“Estamos com muita expectativa positiva para a 51ª FPI, após um período sem atuação em campo devido à pandemia. Visitaremos nove municípios com foco em temas como saneamento, mineração, impactos em propriedades rurais, fauna, povos e comunidades tradicionais e patrimônio cultural. A FPI contribui diretamente para o enfrentamento das questões e emergências climáticas, cuidando da água, da flora, da fauna e das populações da bacia. A integração entre a proteção ambiental e o patrimônio cultural é fundamental para garantir a sustentabilidade do Velho Chico”, destacou Khoury.
Com um total de 27 equipes divididas em 17 áreas temáticas, a FPI desenvolve ações nas áreas rural e urbana, com foco em fiscalização ambiental, educação socioambiental, saúde pública, regularização de empreendimentos, entre outros eixos estratégicos. Será por meio desses agentes que o programa passará por mais de 400 pontos de interesses localizados nas cidades de Carinhanha, Correntina, Feira da Mata, Iuiú, Malhada, Matina, Riacho de Santana, Serra do Ramalho e Sítio do Mato nas próximas duas semanas.
Atuação integrada do Inema
Nesta edição, o Inema participa ativamente da operação por meio de diversas equipes técnicas. A equipe de Regularização Ambiental orienta produtores rurais e empreendimentos quanto à outorga do uso da água e ao uso do Sistema Estadual de Informações Ambientais e de Recursos Hídricos (SEIA).
Foto: Divulgação/Ascom Sema