Autoridades do governo federal confirmaram presença na abertura do 15º Fórum da Internet no Brasil, que acontece de 26 a 30 deste mês, em Salvador. O Ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho; o Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira; a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o Presidente do Dataprev, Rodrigo Assumpção, além das representações do Ministério do Trabalho e Emprego e da Advocacia-Geral da União (AGU) participarão da cerimônia, nesta segunda-feira (26), a partir das 18h30. Principal evento no país sobre governança da Internet, o FIB de 2025 marcará também a celebração dos 30 anos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em: https://fib.cgi.br/.
Outro destaque é a participação, na terça-feira (27), a partir das 18h30, do renomado filósofo, músico, psicanalista e professor da USP, Vladimir Safatle, que irá propor diálogo sobre “Afetos, Algoritmos, Colisões: experiências subjetivas na cultura digital”. A mesa contará com a mediação de Messias Guimarães Bandeira (IHAC/UFBA – Digitalia) e a presença de Renata Mielli, Coordenadora do CGI.br.
Programação especial
A programação de sexta-feira (30) do Fórum será dedicada à celebração dos 30 anos do CGI.br, que tem sido fundamental no desenvolvimento da Internet no Brasil. Um time de especialistas e pioneiros da Internet se reunirá para compartilhar histórias e perspectivas sobre o futuro do ambiente digital.
Às 9h, serão realizadas três sessões simultâneas: na Sala 1 (térreo), acontece o painel “Cetic.br 20 anos: produzindo dados e análises para políticas digitais baseadas em evidências”; na Sala 2 (1º andar), o debate é “Entre utopias e riscos: como novas tecnologias vão moldar o futuro da Web”, promovido pelo Ceweb.br; e na Sala 3 (1º andar), ocorre a apresentação “Como Funciona a Internet? Uma Jornada Técnica com o Ceptro.br”.
Às 11h, o painel “30 Anos CGI.br – Governança da Internet: conexões entre o local, regional e o global”, na Sala 1, terá como palestrantes: Anja Gengo, especialista de programa no Secretariado do Fórum de Governança da Internet (IGF) das Nações Unidas; Anriette Esterhuysen, coordenadora da Escola Africana de Governança da Internet e conselheira sênior em Governança da Internet na Association for Progressive Communications (APC), além de integrar o IGF Support Association (IGFSA) e a South African Tertiary Education Network (TENET); Jennifer Chung, vice-presidente de políticas da DotAsia Organisation e atua no secretariado do Asia Pacific Regional Internet Governance Forum (APrIGF); Lia Patricia Hernández, diretora da Legal IT, cofundadora do IPANDETEC e representante do IGF Panamá; Lilian Chamorro Rojas, coordenadora da Secretaria Executiva do LACIGF (Fórum de Governança da Internet da América Latina e do Caribe); Marta Moreira Dias, vogal do Conselho Diretivo do .PT e presidente da LusNIC, representando o IGF Portugal; e Suzete Centeio, diretora do Departamento de Tecnologias de Informação da ARME (Agência Reguladora Multissetorial da Economia de Cabo Verde) e representante do IGF Cabo Verde.
Após pausa para o almoço, a programação retorna com o painel “30 anos tecendo a Internet no Brasil: histórias do CGI.br”, também na Sala 1, que contará com a participação de diversas personalidades internacionais e brasileiras, entre elas, pioneiros da Internet global e local, como o diretor-presidente do NIC.br, Demi Getschko; o Secretário Executivo do CGI.br, Hartmut Glaser; e o Diretor Executivo do Instituto Nupef e Cofundador e ex-membro do CGI.br, Carlos Alberto Afonso.
A sessão de encerramento acontece em seguida, das 16h às 16h30, no mesmo local.
Pré-IGF
Organizado pelo CGI.br desde 2011, o Fórum da Internet no Brasil é uma atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF – Internet Governance Forum), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O FIB, que a cada ano acontece numa cidade brasileira diferente, contribui com debates sobre questões relevantes para a consolidação e expansão de uma Internet cada vez mais universal, inovadora e diversa no Brasil.
Assim como o CGI.br, o Fórum da Internet no Brasil tem característica multissetorial. A programação do evento é composta majoritariamente por atividades sugeridas pela comunidade brasileira envolvida no debate sobre governança da Internet.
Para conferir detalhes das atividades e os horários em que elas serão realizadas, acesse a programação completa do evento: https://fib.cgi.br/agenda.
Anote na agenda
15º Fórum da Internet no Brasil (FIB15)
Data: 26 a 30 de maio de 2025
Local: Fiesta Convention Center, Salvador, Bahia
Inscrições (gratuitas): https://fib.cgi.br/fib15
Mais informações: https://fib.cgi.br/fib15
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br/), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br/), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br/) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003).
Fotos: Divulgação