Cores vibrantes, aromas únicos e o poder criativo de 50 mulheres empreendedoras estão sendo evidenciados na 1ª Feira “Espaço Delas”, um espaço dedicado ao talento feminino dentro da 12ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (Feirafes), que acontece no município de Valente desta sexta-feira até domingo (16 a 18). A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM), celebra a criatividade e a força produtiva de mulheres que, com o suporte do edital “Elas que Produzem”, estão transformando suas ideias em negócios prósperos.
De peças de artesanato únicas a produtos agroecológicos, a diversidade da produção exposta na feira é um testemunho do potencial criativo e da capacidade empreendedora das mulheres. Em cada stand, pode-se encontrar histórias de superação, dedicação e a busca por autonomia. São bordados que contam trajetórias de vida, alimentos que carregam o sabor da terra e o cuidado da agricultura familiar, que atendem às necessidades da comunidade local e estão ultrapassando fronteiras.
Gilclecia de Almeida é artesã há mais de 20 anos e está na feira para comercializar arranjos, caqueiros, luminárias, descansos de panela e outras peças feitas com sisal. Moradora do Distrito das Almas, em Conceição do Coité, ela integra a Cooperativa Mulheres de Fibras e fala sobre o evento e do trabalho coletivo. “Participar de feiras como estas é muito bom. Recebemos todo o suporte e a gente tem a oportunidade de vender e de divulgar os nossos produtos, pois sempre tenho encomendas através das feiras. Trabalho com um grupo de cinco artesãs. Hoje estou aqui representando elas e sempre é assim, quando uma não pode, a outra viaja. Assim, a gente vai dividindo experiências e uma ajudando a outra. Estou feliz de estar aqui”, comentou.
A técnica da SPM Jucélia Silva, que representou a secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, na abertura da atividade, falou que a 1ª Feira “Espaço Delas” faz parte da estratégia da SPM de promover a inclusão socioprodutiva e a autonomia econômica das mulheres baianas, por meio do edital Elas que Produzem, fruto da parceria entre a SPM e a Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (Fatres). “A 1ª Feira “Espaço Delas” é uma celebração da resiliência, da criatividade e do espírito empreendedor feminino, impulsionada pela visão e pelo trabalho da SPM em construir um futuro com mais oportunidades e igualdade para as mulheres da Bahia. Percebemos como o investimento com o edital Elas que Produzem é transformador do empreendedorismo feminino, que fortalece as vidas dessas mulheres, mas também a economia local e a sociedade como um todo”, comentou.
Além de ser uma vitrine para a produção feminina, a feira também se configura como um espaço de troca de experiências, aprendizado e fortalecimento de redes entre as empreendedoras, com diferentes atividades. A SPM também participa do evento com o projeto Cuidar de Quem Cuida, oferecendo práticas integrativas e terapêuticas, como a massoterapia e a auriculoterapia. Além disso, a secretaria ativou a campanha “Oxe, Me Respeite”, de prevenção e enfrentamento à violência de gênero, e oferta o atendimento psicossocial.
Fotos: Ascom SPM