sexta, 16 de maio de 2025
Euro Dólar

DESERTIFICAÇÃO AFETA CIDADES NA REGIÃO NORTE DA BAHIA E MUDA MAPA PRODUTIVO

João Paulo - 16/05/2025 07:00

Uma parte da região Norte da Bahia está sofrendo com desertificação de regiões urbanas ou rurais. A nova realidade da natureza está preocupando a cadeia produtiva. Municípios como Abaré, Chorrochó, Macururé e Rodelas são as principais vítimas desse fenômeno, que compromete o meio ambiente, a vida social e prejudica a economia.

A explicação para esse fenômeno é que a região Norte do estado, que antes era tipificada como de clima semiárido, passou a ser considerada de clima árido. Na prática, isso significa que áreas que já enfrentavam secas constantes agora convivem com condições típicas de deserto, explica o advogado especialista em direito ambiental e professor na Wyden, Raimundo Fabrício Paixão, em entrevista ao Jornal A Tarde.

Diante disso, o processo de migração já é uma realidade na região, segundo o ex-secretário da Agricultura e atual secretário de Administração de Chorrochó, José Nilson Rodrigues, ou “Nilsinho”. Povoados como São José e Várzea da Ema, reconhecidos como importantes produtores de feijão e manga, respectivamente, viram suas lavouras desaparecerem. O que gera impacto direto na economia da região, que leva ao êxodo rural.

Estudo de 2023 do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) aponta que quase 6 mil km² no centro-norte do estado está nessa situação de desertificação.

Foto: Larissa Santos / DPE/BA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.