A situação desafiadora do agronegócio brasileiro, setor vital para a economia, é apontada pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) como uma consequência direta de ações ineficazes do governo federal. “O Brasil que trabalha e produz está sufocado por um governo populista e demagógico”, afirmou o governador durante a abertura da 78ª Exposição Agropecuária de Goiás, nesta sexta-feira (16/5), em Goiânia.
Em tom crítico, Caiado disse que falta “responsabilidade” para lidar com as dificuldades enfrentadas no campo, decorrentes de um cenário de inflação, juros altos e restrição de crédito. “O setor vem sustentando o país há muitos anos, mas não tivemos reajuste no crédito compatível com a inflação”. E complementou que, sem apoio, o agro pode ter sua sobrevivência comprometida.
Dados recentes reforçam essa preocupação. Em 2024, Goiás registrou 122 pedidos de recuperação judicial no segmento, de acordo com levantamento divulgado pela Serasa Experian. Em todo o país, esse número chega a 1.272, enquanto, ao longo de 2023, foram registrados 534 pedidos. “Estamos esperando a liberação de recursos federais compatíveis com a realidade do mercado”, cobrou.
Fotos: Andre Saddi/Secom-GO