As praias paradisíacas, a cultura e a gastronomia da Bahia são alguns dos atributos que tem consolidado o estado como um dos destinos mais procurados do Brasil no cenário internacional. Os dados, divulgados pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), cruzando informações da Polícia Federal e do Ministério do Turismo, apontam que de janeiro a abril de 2025, a Bahia recebeu 83.914 turistas estrangeiros – um crescimento de 61,4% em relação ao mesmo período de 2024.
Além de Salvador, os destinos mais procurados na Bahia são Porto Seguro, Morro do São Paulo, Itacaré e Chapada Diamantina. O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, explicou que “os turistas estrangeiros vêm à Bahia pela diversidade que o estado oferece, pelo rico patrimônio arquitetônico colonial, pela natureza abundante, e pelo patrimônio histórico baiano. Este trabalho se soma ao reconhecimento internacional de negócios e serviços instalados aqui na Bahia”, comentou.
Na liderança das emissões de turistas estrangeiros para a Bahia, a Embratur registrou mais de 39 mil turistas argentinos desembarcando em solo baiano nos primeiros quatro meses do ano. Também estão entre os principais emissores Portugal, Uruguai e França. Segundo a agência brasileira, o crescimento de 61,4% da Bahia supera até a média nacional, que registrou aumento de 51% no número de visitantes internacionais no primeiro quadrimestre de 2025.
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo celebrou os números: “A Bahia, com sua identidade única e calor humano, segue como uma das principais portas de entrada para quem quer descobrir o melhor do nosso país”.
Turismo no Brasil
O Brasil tem atendido ao esperado para este ano pelo Plano Nacional de Turismo (PNT), que estabeleceu a meta de 6,9 milhões de visitantes no país até o final do ano. Até abril, já foram registrados 4,4 milhões de turistas estrangeiros no Brasil – 64% da meta anual. Os dados também apresentam a Argentina como a maior emissora de turistas para outros estados brasileiros, com 2,1 milhões de visitantes no primeiro quadrimestre, o Chile com 333 mil, os Estados Unidos com 305 mil, o Paraguai com 257 mil e o Uruguai com 255 mil.
Foto: Divulgação/GOVBA