A Secretaria da Educação do Estado (SEC) participou da mesa de abertura do 27° Encontro dos Conselhos de Educação da Bahia, promovido pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), na noite dessa quarta-feira (14), em Salvador.
Até sexta (16), conselheiros e dirigentes municipais de Educação, além de profissionais da área, discutem temáticas estruturantes e definem pautas conjuntas de atuação com foco na melhoria da qualidade da educação. Nesta edição, o tema em pauta é “Direito à educação e planos decenais: renovando compromissos e ações para a construção da equidade na educação”.
A construção de soluções conjuntas e sustentáveis que atendam às diversidades e demandas dos territórios educacionais baianos foi enfatizada pela secretária Rowenna. “A parceria da SEC com conselheiros e dirigentes municipais é fundamental para avançar e consolidar o direito dos estudantes à educação. Vivemos uma fase histórica na Bahia e no Brasil com o presidente Lula e, no Estado, com um professor governador. A gente não pode perder essa janela de oportunidade de aproximar os municípios dos governos estadual e federal”.
Trabalho integrado em prol da educação
O regime de colaboração entre Estado e municípios, complementou Rowenna, é uma agenda central para a SEC e isso passa pelo fortalecimento dos conselhos para que possam mobilizar os prefeitos na perspectiva de uma gestão democrática da Educação, com o intuito de avançar e consolidar o direito dos estudantes à educação, em cada município. “Meu desejo é que tenham, aqui, um espaço de formação para que voltem para os municípios de vocês mais fortalecidos para que possam trocar experiências”, disse a secretária.
O presidente da UNCME, Manoel Alberto Gonzaga Lima, reforçou a importância de se apoiar um espaço estratégico para o fortalecimento do papel dos conselhos municipais de Educação na formulação, no acompanhamento e na avaliação das políticas públicas educacionais.
Foto: Virlane Carmo/SEC