Para educar as crianças sobre práticas responsáveis no trânsito, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), por mais um ano, vai levar o Circuito Infantil de Bike para o Salvador Shopping, no Piso L1, em frente à loja Studio Z. A ação gratuita acontecerá na sexta-feira (16) e no sábado (17), das 9h às 22h, e no domingo (18), das 12h às 21h, e integra a programação feita pela autarquia municipal em celebração ao Maio Amarelo.
Na oportunidade, os pequenos poderão transitar por uma minipista para bicicletas acompanhadas por agentes de trânsito, com direito a radar de velocidade e semáforos para ordenar o fluxo. Crianças com até 10 anos podem participar da atividade. Durante a ação, educadores da Transalvador vão orientá-los sobre como devem proceder no trânsito para que possam contribuir com a segurança viária. Aliado a isso, haverá uma oficina de pinturas educativas para quem não quiser se aventurar sobre duas horas.
“Aqui em Salvador, nos últimos anos, não registramos acidentes fatais com crianças. Acreditamos que isso é fruto de iniciativas como essas, quando sensibilizamos tanto os pequenos quanto os responsáveis sobre como podem contribuir com a segurança viária. A educação para o trânsito deve acontecer desde as primeiras idades para termos um trânsito ainda mais humano para futuras gerações”, afirma o superintendente da Transalvador, Diego Brito.
Orientação – Dados do Ministério da Saúde revelam que acidentes de trânsito são uma das principais causas de mortes entre crianças de até 14 anos, sendo que 36% desses óbitos acontecem quando elas estão na condição de pedestre ou ciclista. Cerca de 90% desses sinistros poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção, como a adoção de comportamentos seguros, mudanças no ambiente e uso de equipamentos de proteção.
Como as crianças são as mais vulneráveis no trânsito, há a necessidade de o poder público, aliado aos pais e responsáveis, orientar e educar para que possam agir de maneira adequada, respeitando as regras. A primeira importante dica é ser bom exemplo. Os pequenos aprendem vendo os adultos agirem. É preciso que, desde cedo, os responsáveis as ensinem a identificar os sinais de travessia de pedestres, olhando para ambos os lados, compreender as cores dos semáforos e a utilizar a faixa de pedestres sempre que disponível.
Foto: Lucas Moura/Secom PMS