A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), do Ministério da Saúde, se posicionou contra a inclusão dos medicamentos Wegovy (semaglutida) e Saxenda (liraglutida) no Sistema Único de Saúde (SUS).
Os medicamentos servem para tratamento da obesidade. Ambos são popularmente conhecidos como “canetas emagrecedoras”. O encontro aconteceu no 8 de maio, cujo vídeo foi disponibilizado apenas nesta terça-feira (13).
Na avaliação dos integrantes da comissão, o pedido é de incorporação da semaglutida para pacientes com obesidade grau 2 ou 3, sem diagnóstico de diabetes, com idade mínima de 45 anos e histórico de doença cardiovascular.
O grupo decidiu recomendar o envio da proposta à consulta pública, mas com parecer preliminar contrário à adoção da tecnologia pelo SUS. Segundo a avaliação, sobre liraglutida, a apreciação inicial foi para a inclusão no tratamento da obesidade e diabetes mellitus tipo 2.
A recomendação e o parecer foram iguais ao da semaglutida. Os pedidos para inclusão do Wegovy (semaglutida e do Saxenda (liraglutida) no SUS foi feito pela farmacêutica Novo Nordisk, fabricante dos medicamentos.