A China anunciou que vai isentar brasileiros de visto para estadias de até 30 dias. O comunicado foi feito nesta quinta-feira (15) pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian. Além do Brasil, a medida contempla argentinos, chilenos, peruanos e uruguaios, e passa a valer a partir de 1º de junho.
A decisão beneficia viajantes que pretendem visitar o país asiático para turismo, negócios ou encontros com familiares e conhecidos. A isenção será válida até 30 de maio de 2026, em caráter experimental, com possibilidade de prorrogação.
Durante um fórum em Pequim, o presidente chinês Xi Jinping havia adiantado que cinco países da América do Sul seriam incluídos na isenção de visto. No entanto, os critérios para essa escolha não foram especificados. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, esteve presente no evento, mas seu país não foi incluído. Já o presidente da Argentina, Javier Milei, enviou apenas um representante, mas o país figura na lista dos beneficiados. Vale destacar que as economias do Brasil, Argentina e Chile estão entre as maiores da América do Sul.
Foto: Ricardo Stuckert/PR