Estão abertas, até o dia 20 de maio, as inscrições para a 22ª edição do Prêmio IEL de Talentos, iniciativa que valoriza empresas e jovens que, juntos, estão construindo um mercado de trabalho mais promissor em todo o país. Organizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a premiação reconhece a importância dos programas de estágio para a construção de carreiras e a formação profissional dos novos talentos para pesquisa, desenvolvimento e inovação. Os formulários de inscrições e os regulamentos de cada categoria estão disponíveis no site: https://www.ielbahia.com.br/premio_iel/regulamento-e-inscricao/
Criado na Bahia, em 2004, o Prêmio IEL de Talentos realiza etapas regionais em todos os estados brasileiros para seleção de finalistas da etapa nacional. De caráter inclusivo e abrangente, a premiação é voltada para empresas de todos os portes que têm programas intermediados pelo IEL. O objetivo é dar visibilidade a boas práticas de organizações que abrem suas portas para estagiários, bolsistas e jovens aprendizes, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados, motivados e alinhados com os desafios atuais do mercado.
A iniciativa reforça que inovar não exige, necessariamente, grandes investimentos, dando visibilidade a ações simples e acessíveis capazes de gerar transformações significativas e impactos positivos no ambiente corporativo. O Prêmio IEL de Talentos valoriza e reconhece estas contribuições, destacando as ideias dos jovens talentos, que colaboram diretamente para a otimização de processos e o aumento da eficiência na rotina de trabalho, fortalecendo o papel estratégico do estágio no desenvolvimento das empresas.
Estagiários que viram funcionários – Um profissional que cresce nivelado com a cultura da empresa é visto como diferenciado e mais engajado. Iniciativas como a do IEL demonstram como o estágio é fundamental para esse processo, pois permite o aprendizado de valores e princípios da empresa, e o desenvolvimento de habilidades necessárias para trilhar o caminho do sucesso. Do mesmo modo que jovens podem alavancar sua carreira ao ter sua atuação reconhecida, empresas que investem em novos talentos vêm colhendo frutos dessa parceria.
A Ônix Assessoria Contábil, por exemplo, é uma empresa com 21 anos de atuação no mercado, que oferece assessoria consultiva especializada na área contábil, e está participando pela primeira vez, na categoria IEL Estágio, modalidade Estágio Inovador. De acordo com a Diretora de Recursos Humanos, Juliana Silva, a empresa assume o compromisso com o desenvolvimento de jovens profissionais, oferecendo o suporte necessário, treinamentos sistêmicos e vivências que atendem às exigências de um mercado tecnológico, ágil e competitivo.
“Estamos tendo treinamentos semanais, como de comunicação e oratória e outros voltados para os setores em que atuam. Fazemos também um trabalho chamado ‘Boas Práticas’, no qual eles identificam gargalos e trazem sugestões de melhorias e, muitas vezes, aplicam essas sugestões. Possuímos um plano de carreira interno e hoje já temos, pelo IEL, dois estagiários efetivados. A maioria dos nossos benefícios também são concedidos a eles, como forma de gratidão. Grande parte é formada por jovens com ideias inovadoras e tecnológicas, e a gente acata esse tipo de ideia”, afirmou Juliana.
Com inscrições também na categoria de Estagiário Inovador, a Ônix Assessoria Contábil apresenta, entre as suas iniciativas, o projeto “Otimização da Comunicação e Fluxo de Processos”, elaborado pelos estagiários Laura Carvalho Santos e Rafael Leal Conde, ambos estudantes de Ciências Contábeis da UFBA. O projeto, já em prática, consiste na criação de uma plataforma de intranet acessível a todos os colaboradores, que estimula o compartilhamento de informações e ideias em tempo real, para uma maior eficiência na execução de tarefas.
Para além do troféu – Mais do que uma premiação, o Prêmio IEL de Talentos é uma oportunidade de mostrar o quanto a experiência prática pode transformar a vida de alguém que está começando a vida profissional. Em um cenário marcado pela chamada “ansiedade digital”, em que a maioria dos jovens da Geração Z busca resultados fáceis e imediatos, o IEL procura estimular a perseverança, a busca por qualificação e a resiliência.
Histórias como a da estagiária da Bracell, Carla Freitas, estudante de Ciências de Dados, vencedora da categoria IEL Estágio, modalidade Estagiário Inovador, de empresas de grande porte em 2024, ilustram como o estágio pode ser decisivo na trajetória de um jovem profissional. A jovem desenvolveu o projeto “MIP Detect”, um aplicativo que auxilia na detecção de pragas e doenças no viveiro de eucalipto da Bracell, e vem ajudando nas rotinas de monitoramento que antes eram realizadas através de planilhas manuais.
“A empresa fornece todo o suporte, desde o incentivo ao nosso engajamento nessas iniciativas até a execução de um projeto, além de dispor de todo o aparato necessário e apoio logístico. E tem sido muito interessante a possibilidade de a gente se envolver em projetos para além do escopo de atividades definido no nosso contrato. Estar em contato com outras pessoas e outras áreas, conhecer novos temas é enriquecedor, não só no contexto da empresa, mas também no crescimento pessoal, nas áreas de relacionamento, comunicação e articulação de ideias.”, comenta Carla.
Categorias – O Prêmio possui três grandes categorias: IEL Estágio, Inova Talentos e Destaque, que, por sua vez, se dividem em diferentes modalidades. A premiação envolve etapas regionais e uma etapa final (nacional). Os semifinalistas regionais (os primeiros lugares) avançam automaticamente para a competição na fase nacional, coordenada pelo núcleo central do IEL.
Categoria IEL Estágio – Essa categoria tem foco na valorização de boas práticas nos programas de estágio, tanto por parte das empresas quanto das instituições de ensino e dos próprios estagiários. Ela é subdividida em três modalidades:
Categoria Inova Talentos – Voltada para a valorização de projetos de pesquisa aplicada e inovação, essa categoria incentiva a produção de conhecimento relevante e soluções criativas desenvolvidas por jovens pesquisadores em parceria com empresas. O objetivo principal desta categoria é fomentar a cultura da inovação dentro das organizações e estimular a inserção de jovens pesquisadores no ambiente empresarial. Ela é subdividida em duas modalidades:
Categoria Destaque – Ela é subdividida em duas modalidades:
– Educação Inovadora, que reconhece instituições de ensino do Sistema S com práticas educacionais inovadoras;
– Estágio Inovador, que reconhece programas de estágio do Sistema S com abordagens diferenciadas que promovem a inovação;
– Projeto Inovador, que reconhece bolsistas e tutores do Inova Talentos que desenvolveram projetos inovadores em instituições do Sistema S.