quarta, 14 de maio de 2025
Euro Dólar

EM MARÇO, ALTA DA PRODUÇÃO BAIANA RESULTOU DE AVANÇOS EM 6 DOS 10 RAMOS DA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO

Victoria Isabel - 14/05/2025 11:30

O avanço da produção industrial da Bahia frente a março/24 (3,9%) foi consequência de alta registrada exclusivamente na indústria de transformação (5,2%), visto que a produção da indústria extrativa apresentou sua sexta queda consecutiva (-17,3%). Dentre as 10 atividades da transformação investigadas separadamente no estado, 6 tiveram crescimento de produção no mês.

A fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (36,3%) teve o maior crescimento dentre as atividades pelo 6º mês consecutivo e o 12º resultado positivo seguido. Também apresenta o maior aumento de produção no primeiro trimestre (33,4%).

Mas a maior contribuição para o resultado positivo da indústria baiana, em março, veio do segmento de fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis, que teve o segundo maior crescimento de produção (14,0%), mas é o segmento com maior peso na estrutura industrial do estado.

A atividade de refino de petróleo tem resultados positivos seguidos há quatro meses e acumula alta de 10,9% entre janeiro a março.

Por outro lado, com a maior queda, a fabricação de produtos químicos (-11,3%) foi a principal influência de baixa na produção industrial da Bahia, em março. Com resultados negativos em todos os meses de 2025, o segmento acumula a maior retração no primeiro trimestre do ano (-7,0%).

Foto: Pixabay

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.