quarta, 14 de maio de 2025
Euro Dólar

AÇÕES DO MAIO AMARELO CONSCIENTIZAM ESTUDANTES DE SALVADOR SOBRE AS REGRAS DE TRÂNSITO

Matheus Souza - 14/05/2025 14:56

De forma lúdica, estudantes do 4º ano da Escola Municipal José Alan Ribeiro Paz, na Gleba C, aprenderam mais sobre o trânsito durante a abertura do Maio Amarelo nas Escolas, nesta quarta-feira (14). A ação faz parte do Projeto Os caminhos da escola – Zona 30, executado pela Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc).

O diretor-superintendente da STT, Edmilson Sousa, acompanhou a iniciativa e falou sobre o movimento internacional Maio Amarelo, que, este ano, trás como tema da campanha a mensagem “Desacelere, seu bem maior é a vida”. “É conscientizar a população para as regras de trânsito, com as ações educativas da STT que, no seu tripé de fiscalização, engenharia e educação, vem inverter para que a educação tenha protagonismo nesse momento. A superintendência solicita a população de Camaçari que passe a trabalhar com a situação de educação para o trânsito, que os motoristas respeitem a sinalização e que, quando as ações estiverem na rua, atenda às solicitações dos nossos agentes, fazendo com que tenhamos um trânsito mais seguro para todos”.

Por entender o ambiente escolar, espaço de transformação do comportamento dos estudantes, os conteúdos foram trabalhados em forma de oficinas: de “Travessia”, para aprender técnicas seguras de como atravessar a faixa de pedestre; de “Semáforo”, que diz o que cada cor da sinaleira significa; e de “Cinto de Segurança e Cadeirinhas”. Os alunos ainda foram apresentados aos mascotes “Camaçarino” e “Camaçarina”, e conheceram também o interior de uma viatura da STT, momento em que acionaram a sirene e falaram com a central.

Um dos alunos a passar pela experiência foi Lucas Gabriel Alves da Silva, 9 anos. “Temos que olhar para um lado e para o outro e, quando for atravessar, tem que passar por cima da faixa de pedestre. Quando o semáforo estiver verde, a gente passa. Quando estiver vermelho, os carros passam. E se for amarelo, é pra ter atenção. Apertei a buzina e um negócio que aperta e faz o barulho da sirene”, afirmou, ao contar que sempre teve curiosidade em saber como era uma viatura por dentro.

 

Foto: Bruno Concha/Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.