terça, 13 de maio de 2025
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QUASE METADE DOS BAIANOS AINDA NÃO DECLAROU O IMPOSTO DE RENDA 2025

João Paulo - 13/05/2025 07:00 - Atualizado 13/05/2025

O prazo de envio das declarações do Imposto de Renda (IR) está na reta final. Na Bahia, no entanto, quase metade das pessoas que devem compartilhar as informações financeiras relativas ao ano de 2024 com a Receita Federal ainda não cumpriram essa tarefa. De acordo com o órgão, apenas 940.403 contribuintes baianos – dos 1.829.334 que são esperados até o dia 30 de maio – declararam o imposto até a manhã da última segunda-feira (12). A assessoria da Receita Federal ressalta que o número de declarações a receber é apenas uma estimativa.

Entre especialistas e autoridades, é unânime a recomendação de declarar o IR no prazo a qualquer custo, mesmo que isso implique na entrega do documento com informações pendentes. Isso porque, não enviar a declaração – ou enviar com atraso – pode acarretar uma série de penalizações, que vão desde multas a problemas jurídicos. Quem se atrasa ou cai na malha fina está sujeito a uma multa que começa em 1% do valor do imposto devido, de no mínimo R$ 165,74, e que pode chegar a 20% do IR. Caso a situação não seja regularizada em até 30 dias após o fim do prazo, começam a correr juros. Além disso, o CPF pode ficar com restrição, o que pode implicar no impedimento de tomar posse em concurso, tirar passaporte e fazer transações bancárias – incluindo o Pix –, pagamentos e financiamento.

Para evitar sanções, o contador Lucas Carvalho orienta os baianos a verificarem, em primeiro lugar, se estão obrigados a fazer a declaração do imposto de renda. “Se sim, já comece a organizar a documentação com antecedência. É bom apresentar a declaração no prazo correto e ter atenção aos dados inseridos em sua declaração, para evitar cair na malha fina por erro de preenchimento de declaração. Outra dica é acompanhar o status da declaração através do Portal Ecac”, aconselha em entrevista ao Jornal Correio.

Para evitar erros, é recomendável conferir a pré-preenchida, que pode apresentar inconsistências ao ‘puxar’ as informações do contribuinte do sistema Gov.com. Diante disso, é dever de cada um conferir o documento, sobretudo nos campos de informações que podem ocasionar problemas com o Fisco, como número do CNPJ da empresa pagadora, rendimentos de pessoas físicas e jurídicas, CPF do dependente, rendimentos de ações judiciais, entre outras.(Correio)

Crédito: Foto: Agência Brasil

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