Estudantes de escolas estaduais de Salvador, Araci, Candeias, Serrinha, Candiba, Caetité, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Ibiassucê, Ilhéus e Santa Bárbara estão participando da exposição, o que evidencia a diversidade regional da produção científica estudantil na Bahia.
O Milset é reconhecido como um dos mais inclusivos espaços de estímulo à cultura científica no Brasil. A programação promove a integração entre educação, pesquisa e empreendedorismo, além de fomentar o intercâmbio cultural e científico entre estudantes de diferentes estados e países. A iniciativa tem foco especial o fortalecimento das regiões Norte e Nordeste, ampliando perspectivas e gerando impacto social positivo.
A professora Hevelynn Franco Martins, orientadora do projeto “A natureza em crise: a arte como voz”, de autoria das alunas Mirely Cândido, Stefani Cândido e Yasmin Cândido, do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, localizado em Candeias, compartilhou a emoção ao ver as alunas brilharem no evento. “Este primeiro ano na Milset Brasil marca, também, a estreia do nosso projeto e das minhas talentosas alunas em apresentações conjuntas. A atmosfera de networking é inspiradora, um verdadeiro caldeirão de aprendizado e trocas enriquecedoras. Acompanhar o florescer delas e vê-las conquistar o mundo é, sem dúvida, a experiência mais gratificante para um educador”.
Temáticas como saúde, tecnologia e meio ambiente ganham destaque nos projetos
Os projetos apresentados pelos estudantes baianos envolvem temáticas diversas, com ênfase nas áreas ambiental, tecnológica e da saúde. Entre eles está o projeto “Pá coletora de lixo da areia da praia”, do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, de Ilhéus. Já o projeto “Conectados: explorando os efeitos das telas na saúde mental juvenil”, do Colégio Estadual da Bahia Central, de Salvador, é voltado para a área de Tecnologia.
Desenvolvido pela estudante Ana Beatriz de Paula, 16 anos, do Colégio Estadual da Bahia Central, em Salvador, a publicação intitulada “Adolescentes e o desconhecimento sobre doença falciforme: pesquisa e construção de um material informativo” busca conscientizar adolescentes afrodescendentes sobre a anemia falciforme, com foco em estudantes entre 14 e 18 anos. “Nosso Estado tem a maior ocorrência da doença e ainda é pouco abordada nas escolas e nas comunidades. Levar esse debate para um evento nacional é uma forma de dar voz a essa realidade”, destacou Ana Beatriz.
Ainda na área da Saúde, o projeto “Produção de um spray cicatrizante a partir da seiva da bananeira da prata”, também do Ceep Álvaro Melo Vieira, chama atenção sobre a contribuição dos alunos para novas descobertas acadêmicas.
Confira a lista completa de projetos apresentados por alunos da rede estadual na Milset Brasil:
1 – “A natureza em crise: a arte como voz”, do Colégio Estadual Luiz Viana Filho – Candeias
2 -“A segurança das academias de ginástica e musculação de Caetité/Ba- Fase 2”, do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica de Caetité
3 – “Adolescentes e o desconhecimento sobre anemia falciforme: pesquisa e construção de um material informativo”, do Colégio Estadual da Bahia Central – Salvador
4 – “Biopel: adubo de liberação lenta feito com resíduos orgânicos e papel”, do Colégio Estadual Paulo Freire – Jequié
5 – “Chiller de baixo custo para refrigeração de tubo de Co2 em Cnc laser que tenha tubo de Co2”, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador
6 – “Coleta e armazenamento de germoplasma: uma cápsula da vida em contexto de emergência climática”, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador
7 – “Conectados: explorando os efeitos das telas na saúde mental juvenil”, do Colégio Estadual da Bahia Central – Salvador
8 – “Cores do sertão: potencial dos pigmentos naturais do bioma caatinga para a produção de tintas”, do Colégio Estadual Antônio Figueiredo – Ibiassucê
9 – “Ecobricks: uma solução sustentável e rentável para o mercado de construção civil”, do
Centro Territorial De Educação Profissional Do Sisal – Serrinha
10 – “Ecotamarindo: inovação sustentável na produção de biocombustíveis”, do Centro Territorial De Educação Profissional de Araci
11 – “Ervas aromáticas, temperos, especiarias e suas funcionalidades nutricionais: da Agricultura Familiar e saber popular à mesa”, do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica de Caetité
12 – “Instagram e tiktok: análise dos padrões de uso e os impactos na vida de estudantes de duas escolas do município de Candiba/Bahia”, do Colégio Estadual de Tempo Integral Antônio Batista – Candiba
13 – “Obtenção da farinha da casca do maracujá- do-mato (Passiflora cincinnata) para substituição parcial da farinha de trigo”, do Centro Territorial de Educação Profissional de Araci
14 – “Pé na mata”, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador
15 – “Pá coletora de lixo da areia da praia”, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira – Ilhéus
16 – “Produção de um spray cicatrizante a partir da seiva da Bananeira da Prata”, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira – Ilhéus
17 – “O Clube de leitura colecionando mundo como ferramenta de fortalecimento da literatura feminina- fase II”, do Colégio Estadual Professor Carlos Valadares – Santa Bárbara
18 – “Análise da eficiência do extrato de plantas nativas da Larvicida Natural: alternativa de combate às arboviroses”, do Colégio Estadual de Tempo Integral Antônio Batista – Candiba
19 – “Creme à base de urtiga (CBU)”, do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes – Santo Antônio de Jesus