terça, 13 de maio de 2025
Euro Dólar

COM SELIC NO PATAMAR MAIS ALTO EM QUASE DUAS DÉCADAS, CONSÓRCIO SURGE COMO UMA ALTERNATIVA ACESSÍVEL PARA AQUISIÇÃO DE IMÓVEIS

João Paulo - 13/05/2025 10:40 - Atualizado 13/05/2025

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anunciou na última quarta-feira (07) a elevação da taxa Selic para 14,75%, o maior patamar em quase 20 anos. Com essa elevação, fazer um financiamento ficou ainda mais caro, incluindo o imobiliário, cujos juros são atrelados à Selic. Diante desse cenário, o consórcio se fortalece como uma solução estratégica, pois facilita a aquisição de imóveis de forma segura e eficiente, otimizando o planejamento financeiro a longo prazo, sem juros.

A Embracon, uma das maiores administradoras independentes de consórcios do país, acompanha essa tendência de crescimento do setor. Helton Queiroz, gerente da Embracon na Bahia, ressalta o impacto significativo da elevação das taxas de juros, especialmente no mercado imobiliário. “O encarecimento do crédito afeta todas as modalidades de financiamento, mas no segmento de imóveis, onde os prazos e parcelas são mais expressivos, o efeito é amplificado”, explica Queiroz.

Queiroz ressalta que, nessa modalidade, além de taxas mais competitivas, é possível o parcelamento integral do crédito sem entrada, sem juros e com uma jornada menos burocrática. Além disso, a pessoa pode oferecer, após contemplada, o valor à vista do imóvel, tendo maior poder de negociação.

De acordo com dados recentes da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio), o sistema de consórcios encerrou o 1º trimestre de 2025 com alta em todos os seus indicadores. O destaque foi o volume de créditos comercializados no período, que apresentou alta de 36,4% se comparado ao mesmo período de 2024. Assim, a soma dos valores das cotas de consórcios vendidas chegou a R$ 105,38 bilhões.

Na Bahia, a Embracon tem reforçado sua presença com atendimento personalizado e portfólio de produtos diversificado no estado, atendendo desde quem busca o primeiro imóvel até imóveis para investimento, sem se descapitalizar.

Foto: Rafa Neddermeyer

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.