terça, 13 de maio de 2025
Euro Dólar

BOGE25 TERÁ OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS PARA EMPRESAS DO SETOR DE ÓLEO E GÁS

João Paulo - 13/05/2025 13:20

No ano de 2024, a produção média de petróleo no Brasil foi de 3,358 milhões de barris/dia, enquanto a produção de gás natural atingiu a média de 153 milhões de metros cúbicos/dia, cerca de 2% maior do que a observada no ano anterior (2023), quando atingiu 150 milhões de metros cúbicos/dia. Estes números, consolidados pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), mostram a importância desse setor para economia, pois geram Royaltes para os municípios produtores, alguns deles com baixo IDH  (Índice de Desenvolvimento Humano).

Esse e outros temas estarão em debate durante o Bahia Oil & Gas Energy (BOGE25), que acontecerá no Centro de Convenções de Salvador entre os dias 28 e 30 de maio. O evento, que é totalmente gratuito, já está consolidado nos calendários nacional e internacional, refletindo a pujança do setor nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

De acordo com Nicolás Honorato, organizador do BOGE25, este ano a Bahia recebe o triplo de expositores em relação à primeira edição, dois anos atrás. Na primeira foram 90 e nesta serão quase 250 expositores e mais de 300 marcas na feira. ”Teremos ainda uma presença maior de empresas de outros estados do Brasil e do exterior, sendo sete delegações internacionais”, destaca Nicolás, lembrando ainda que serão duas plenárias, uma sobre óleo e outra sobre gás, além de congresso acadêmico, seção técnica, Arena ESG, Arena Inovação, rodada de negócios e visitas técnicas.Em relação à movimentação financeira, a expectativa é que somente a Rodada de Negócios gere R$ 400 milhões no curto prazo, fora as interações ao longo da feira, quando fornecedores e clientes da cadeia produtiva se encontram e realizam acordos comerciais.

Mercado diversificado

O mercado de petróleo e gás é diversificado e dinâmico, com operações que vão da exploração e produção em terra e no mar ao refino e transporte. Há também uma boa diversidade de empresas operadoras e um aumento nas atividades de exploração tanto em terra quanto no mar, com projetos especialmente significativos em Sergipe, Rio Grande do Norte e outros estados ao longo da margem equatorial. Nicolás lembra que na parte de refino estão chegando refinarias independentes e estão sendo feitas novas construções de dutos de gás. “Ou seja, tem muita atividade prevista para os próximos anos”.

E o BOGE25 vai refletir essas oportunidades para pequenas e médias empresas, para fabricantes de produtos e para quem oferece serviços. Os profissionais do setor, como técnicos e engenheiros, também têm um grande leque de opções de trabalho e possibilidades de aumentar o networking.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.