Por meio do programa Destino Certo, parceria entre as empresas transforma alimentos sem valor comercial em refeições para quem mais precisa. Comprometidos com a segurança alimentar, o Assaí e a Connecting Food, em 2024, doaram mais de 60 toneladas de alimentos por meio do programa Destino Certo no estado da Bahia. Criado pelo atacadista, o projeto seleciona frutas, legumes e verduras sem valor comercial, mas em perfeito estado para consumo, doando para centenas de organizações sociais em todo o país que atendem populações vulneráveis.
Atualmente, o programa já está presente em 100% das lojas do estado, que conta com 24 unidades, sendo a terceira maior praça com número de lojas, auxiliando mais de 20 instituições sociais a levar alimento para quem mais precisa. Contribuir no combate à insegurança alimentar faz parte do propósito do Assaí e integra o pilar de desenvolvimento de pessoas e comunidades dentro da estratégia de sustentabilidade do atacadista. Desde 2021, o Assaí e a Connecting Food, primeira foodtech brasileira especializada em conectar alimentos que seriam descartados por empresas a organizações sociais, atuam juntos para fortalecer essa iniciativa na luta contra à fome e no combate ao desperdício de alimentos.
“Evitar a perda de produtos perecíveis é desafio no segmento do varejo alimentar e, no Assaí, a gestão de resíduos é um dos temas prioritários em nossa estratégia de sustentabilidade. Nesse sentido, temos desenvolvido iniciativas robustas, como o Destino Certo, que, por um lado, combate ao desperdício de alimentos em nossas operações e, por outro, garante que esses produtos possam fazer a diferença em um país onde o problema da fome ainda é uma questão grande a ser enfrentada”, ressalta Fábio Santos, Diretor Regional do Assaí.
Para que funcione na prática, a Connecting Food operacionaliza o processo de doações de alimentos. O trabalho é feito por meio de uma minuciosa análise de dados, aplicação de processos ágeis, treinamento de equipes e destinação dos alimentos às Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
“Temos o Assaí como um parceiro fundamental na luta contra o desperdício de alimentos. Juntos, causamos impacto positivo em duas frentes: social e ambiental. Isso porque possibilitamos que as doações cheguem a comunidades em situação de vulnerabilidade e, também, evitamos o descarte inadequado, um fator expressivo de emissão de gases de efeito estufa. Com essa ação conjunta, garantimos que os alimentos que não têm valor comercial cumpram sua função social”, afirma Priscila Socoloski, CEO da Connecting Food.
A foodtech estrutura a doação criando uma rede entre as organizações sociais e as lojas participantes que fazem a separação do alimento, para garantir que cheguem apenas itens de qualidade nas organizações sociais. É realizada a verificação da idoneidade dessas instituições e o acompanhamento de todo o processo para assegurar que a comida realmente saia dos doadores e chegue a quem precisa.
“A nossa grande força-motriz é não deixar que os alimentos bons para consumo humano, mas que perderam o valor comercial, acabem na lata de lixo. Afinal, a alimentação adequada é um direito que deve ser assegurado a todos, e desperdiçar alimentos nunca deve ser uma opção. Por isso, precisamos que empresas, organizações e sociedade como um todo estejam cada vez mais engajadas na causa”, reforça Priscila.
Divulgação: Assaí Atacadista