A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou, nesta segunda-feira (12), a aplicação de exames de certificação dos ensinos Fundamental e Médio, no Centro de Cultura e Cidadania, em Pirajá, e no Centro de Referência, no Subúrbio Ferroviário em Plataforma, ambos no Parque São Bartolomeu. Cerca de 120 pessoas realizam as provas, que seguem até a próxima quinta-feira (15), nos turnos matutino e vespertino.
A iniciativa, promovida por meio da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) e em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), busca elevar a escolaridade de moradores das comunidades locais e vizinhas, além de incentivar a entrada de novos estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Nesta segunda-feira, os participantes realizaram a prova de Língua Portuguesa e a redação. Até quinta-feira, os participantes também farão os exames de Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza.
Para o técnico da Coordenação de Jovens e Adultos da SEC, Rafael Campos, a expansão dos exames nesses territórios representa um avanço no acesso à educação. “Levar a certificação até as comunidades é uma forma de reconhecer trajetórias e histórias de vida que, por diferentes motivos, se afastaram da escola. Sabemos que apenas a Secretaria da Educação não consegue atingir esse público, por isso contamos com os movimentos sociais como a Associação Parque São Bartolomeu, que contribuiu na divulgação e inscrição dos participantes”, afirmou.
Rafael disse, ainda, que esta é a primeira etapa da aplicação itinerante dos exames, que deve chegar em outras regiões do Estado. Cerca de 60% das inscrições vieram do Movimento de Cultura Popular do Subúrbio Ferroviário, representada pelo mobilizador social Raimilton Carvalho.
Uma das candidatas, Cristiane Conceição dos Santos, 50 anos, vice-diretora da Associação Parque São Bartolomeu, contou que a mobilização da entidade foi fundamental para garantir a participação dos moradores. “Decidi fazer esse exame porque preciso do certificado para entrar em cursos profissionalizantes. Fiquei sabendo da prova através da associação da qual faço parte, que ajudou na inscrição dos moradores da comunidade. Mesmo sem ter estudado tudo, espero me sair bem e conseguir um bom resultado”.
A Comissão Permanente de Avaliação é responsável pela aplicação dos exames de certificação dos ensinos Fundamental e Médio, voltados para jovens, adultos e idosos que não concluíram seus estudos na idade regular. As provas são gratuitas e não exigem comprovação de estudos anteriores. Disponíveis para jovens a partir de 15 anos (para o Ensino Fundamental) ou de 18 anos (para o Ensino Médio), os exames acontecem em escolas estaduais chamadas Unidades Certificadoras e, como ocorreu no Parque São Bartolomeu, de forma itinerante. A CPA também modernizou o processo com o Sistema CPA Digital, possibilitando a inscrição para a realização da prova de forma on-line.