A fábrica da BYD em Camaçari vai começar a produzir carros no final de 2025, mas no sistema SKD, com os veículos sendo inteiramente produzidos na China, mas importados para o Brasil em 26 kits integrados, que serão montados aqui.
Anteriormente, essa etapa estaria prevista para junho, mas, segundo o secretário estadual do Trabalho da Bahia, Augusto Vasconcelos, o novo cronograma estabele agora que está fase só começará em dezembro. Nesta fase só serão empregados cerca de 1.000 trabalhadores.
Segundo o secretário, a fábrica só estará em “pleno funcionamento” em dezembro de 2026, pois, segundo ele, as obras na instalação atrasaram devido à investigação sobre violações de legislação trabalhista.
“Um novo cronograma está sendo estabelecido para que até dezembro de 2026 a fábrica esteja em pleno funcionamento, com a expectativa de gerar cerca de 10.000 postos de trabalho”, disse Vasconcelos em vídeo publicado em rede social, citando uma reunião com a empresa na quinta-feira passada.
Em dezembro de 2026, a produção passará para o sistema CKD, quando o veículo é produzido e desmontado na China e, ao invés de partes completas, são importados kits de peças e partes e a montagem será feita integralmente na fábrica de Camaçari.