Na próxima segunda-feira (12), às 14h, a Casa Civil do Governo da Bahia e a Secretaria da Administração (SAEB) receberão representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para conhecer de perto o Monitora Bahia — estratégia de monitoramento das Políticas Públicas do Estado.
A visita é resultado direto da agenda do governador Jerônimo Rodrigues, em março deste ano em Brasília, na qual compartilhou com ministros os avanços da Bahia no uso de tecnologia e inteligência artificial para aperfeiçoar a implementação e o acompanhamento de políticas públicas. Um dos temas centrais foi o uso estratégico do Modelo para impulsionar a gestão pública e o desenvolvimento do sistema produtivo baiano.
Implantado em 2024 e coordenado pela Casa Civil conjuntamente com as secretarias da Administração, Planejamento (SEPLAN) e Fazenda (SEFAZ), o Monitora Bahia utiliza um modelo de monitoramento de Entrega de políticas públicas integrada aos instrumentos legais de planejamento em um ambiente digital, a Plataforma Target, utilizando inteligência artificial e indicadores de gestão. A solução permite aos gestores públicos monitorar em tempo real a execução de políticas públicas e facilita a tomada de decisões com base em dados concretos.
“O Monitora Bahia é fruto da determinação do governador Jerônimo para avançarmos ainda mais numa gestão pública eficiente e efetiva, orientada para resultados. O sistema garante o acompanhamento preciso e em tempo real dos projetos estratégicos, fortalecendo a capacidade do Estado de entregar políticas públicas de qualidade para a população”, destacou o secretário da Casa Civil, Afonso Florence.
A iniciativa está alinhada ao Modelo de Governança do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024-2027 e representa mais um passo importante do Governo da Bahia rumo à inovação, eficiência e fortalecimento do serviço público. O sistema contribui diretamente para a melhoria dos serviços oferecidos à população e já desperta o interesse de outros entes da federação.