Conhecida como a primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina, a Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB) completa 214 anos de fundação no dia 13 (terça-feira). Situada no bairro de Barris, seu espaço possui um acervo plural, distribuído em diversos setores e serviços (Braille, Infantil, Pesquisa/Referência, Empréstimo, Periódicos, Obras Raras e Valiosas, Documentação Baiana, Artes, Audiovisual e Sala Digital). O acervo conta com mais de 150 mil livros, que complementam seu papel social e legado de mais de dois séculos.
Para Marcos Viana, diretor da biblioteca, comemorar um momento como este tem um significado especial, pois demonstra à sociedade que este espaço de conhecimento e cultura continua pulsante, realizando inúmeras atividades que incluem os mais diversos segmentos sociais em sua grade de programação. “Além disso, a biblioteca se mantém firme no seu papel de desenvolvimento da cultura literária e científica, armazenando, preservando e difundindo seus acervos para a promoção de conhecimentos importantes para o desenvolvimento de uma sociedade”, destaca Marcos.
Em 2025, a Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura (SecultBA) e responsável pela gestão das bibliotecas públicas estaduais da Bahia, celebrará seus mais de 200 anos com uma programação especial para a manhã de terça-feira (13). A programação começa às 9h com a Lavagem da Escadaria da Biblioteca e uma roda de capoeira. Logo depois, às 9h30, no quadrilátero, o Coral da Polícia Militar se apresenta. Em seguida, às 10h20, o escritor e poeta Lucas de Mattos realizará uma intervenção musical e poética. O momento de poesia continua às 11h com um recital poético e, para encerrar, o Coral da Polícia Militar retorna com mais uma apresentação.
Ainda às 9h30, no setor infanto-juvenil Betty Coelho, acontecerá o encontro com os autores Kaká Freitas e Ray Gramacho, que farão a contação de história de seu livro Pililim: uma minhoca autista.
SERVIÇO
O quê: Aniversário da Biblioteca Central do Estado da Bahia – 214 anos!
Onde: Biblioteca Central do Estado da Bahia (Rua General Labatut, 27 – Barris, Salvador)
Quando: 13 de maio (terça-feira), das 9h às 12h
Entrada: Aberta ao público
Foto: Henrique Santos/AscomFPC