sábado, 10 de maio de 2025
Euro Dólar

TÉCNICOS DA CAR PARTICIPAM DE TREINAMENTO PARA USO DE FERRAMENTA DE ANÁLISE DE GASES DE EFEITO ESTUFA NA PECUÁRIA

LUIZA SANTOS - 09/05/2025 19:53

Encerrou, nesta quinta-feira (08/05), o treinamento introdutório sobre o uso da ferramenta internacional Gleam-I, que permite a quantificação das emissões de gases de efeito estufa na criação de animais de grande, médio e pequeno porte. O curso, promovido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), reuniu técnicos e técnicas de todo o Brasil, em Juazeiro, entre eles, uma equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

As especialistas Lydia Lanzoni, em pecuária e mudanças climáticas e Narindra Rakotovao, oficial de políticas pecuárias, ambas da FAO evidenciaram que por meio de capacitação sobre a ferramenta GLEAM-i — desenvolvida pela Divisão de Produção e Saúde Animal da FAO — e de atividades práticas em campo, o workshop fortaleceu as capacidades locais para monitorar e reduzir emissões com base em uma gestão fundamentada em evidências. Também destacaram que valorizaram a experiência dos participantes, que enriqueceram o processo de capacitação.

A escolha da Bahia para sediar o evento se deve ao sucesso do Estado na execução do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Bahia (Pró-Semiárido), ação executada pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fida. As boas práticas adidas das opções metodológicas e resultados do Pró-Semiárido foram apresentadas, durante a programação do evento.

“São 26 anos de parceria entre a CAR e o Fida. Ao longo desses anos, nós viemos acompanhando os efeitos das mudanças climáticas e desenvolvendo estratégias para combatê-las. Então, as ferramentas para mitigar esses efeitos são bem-vindas, a exemplo do GLEAM-i, que estamos vendo neste evento”, avaliou o técnico da CAR, Carlos Henrique Ramos, um dos participantes do evento.

Durante os quatro dias de atividades presenciais, os participantes — incluindo membros das equipes de projetos financiados pelo Fida, representantes do governo federal, estadual e membros da sociedade civil – além de conheceram a ferramenta GLEAM-i, puderam praticar a coleta de dados em campo, durante visita a propriedades de agricultores criadores de cabras leiteiras, assessorados pela CAR, no município de Uauá, verificando emissões de GEE em diferentes cenários.

Foto: Elka Macedo/CAR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.