sexta, 09 de maio de 2025
Euro Dólar

COMO EVITAR PROBLEMAS NOS JOELHOS EM IDOSOS?

João Paulo - 09/05/2025 14:00 - Atualizado 09/05/2025

Os ortopedistas Thiago Alvim e David Sadigursky, sócios da Clínica Omane e pesquisadores na área de terapia celular, alertam sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce para evitar a perda de mobilidade e quedas

Com o envelhecimento natural do corpo, é comum que ocorram desgastes nas articulações, especialmente nos joelhos, uma das principais causas de dor e limitação funcional em pessoas idosas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a população idosa no Brasil deve dobrar até 2042, o que reforça a importância de promover o envelhecimento saudável e a prevenção de doenças articulares.

De acordo com os ortopedistas David Sadigursky e Thiago Alvim, sócios da Clínica Omane e pesquisadores na área de terapia celular, um dos problemas mais recorrentes nessa faixa etária é a osteoartrose, também conhecida como artrose. “Trata-se de um processo degenerativo das cartilagens que revestem as articulações. Embora faça parte do envelhecimento natural do organismo, a artrose pode causar dor, inchaço, rigidez e limitação de movimentos”, explica David.

Embora ainda não exista cura definitiva para a osteoartrose, há uma série de abordagens terapêuticas que permitem controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. “Além de medicações e terapias específicas, com abordagens personalizadas, o acompanhamento ortopédico regular é essencial para indicar os melhores caminhos de prevenção e tratamento”, complementa Thiago.

Outro ponto de atenção são as quedas. Segundo o Ministério da Saúde, um em cada três indivíduos com mais de 65 anos sofrerá pelo menos uma queda ao longo da vida. Entre os idosos com mais de 80 anos, esse índice chega a 40% ao ano. A perda de reflexos, o enfraquecimento muscular e a redução do equilíbrio contribuem significativamente para esse risco.

Cuidados essenciais para prevenir lesões nos joelhos

Entre as principais recomendações para proteger os joelhos na terceira idade, os ortopedistas destacam:

– Realizar aquecimento antes das atividades físicas: preparar os músculos e articulações antes de se exercitar aumenta o fluxo sanguíneo e reduz o risco de lesões;

– Fortalecer a musculatura: exercícios de fortalecimento muscular são essenciais para dar suporte às articulações e distribuir melhor as cargas durante os movimentos;

– Manter-se hidratado: a hidratação adequada contribui para a saúde dos tecidos, melhora o desempenho muscular e favorece a recuperação após os exercícios;

– Praticar atividades físicas regulares, como caminhada, musculação leve, bicicleta ergométrica ou hidroginástica, sempre com orientação profissional;

– Controlar o peso corporal por meio de uma alimentação equilibrada, completa em nutrientes, evitando a sobrecarga nos joelhos.

– Além disso, ao sentir dores ou outros sintomas no joelho, é indispensável procurar a orientação de um ortopedista. “A atenção precoce pode evitar complicações mais graves e permitir um tratamento mais eficaz”, orienta Thiago.

– Adaptar o ambiente doméstico também é uma medida importante. Eliminar tapetes soltos, instalar barras de apoio em banheiros e garantir boa iluminação são atitudes que ajudam a reduzir os riscos de quedas.

– Cuidar da saúde das articulações desde cedo, com hábitos saudáveis e acompanhamento médico, é essencial para que os idosos possam envelhecer com mais autonomia, segurança e qualidade de vida, concluem os ortopedistas da Clínica Omane.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.