quinta, 08 de maio de 2025
Euro Dólar

SEMA E INSTITUTO PERENE FIRMAM PARCERIA PARA PROMOVER SUSTENTABILIDADE NO RECÔNCAVO BAIANO

VICTOR OLIVEIRA - 08/05/2025 14:53
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) e o Instituto Perene firmaram, nesta quinta-feira (8), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com foco na promoção de práticas socioambientais sustentáveis em comunidades rurais do Recôncavo Baiano. A parceria, com vigência inicial de 20 meses a partir de abril deste ano, tem como eixo principal a disseminação de tecnologias sociais voltadas à restauração de ecossistemas e à melhoria da qualidade de vida das populações locais.
Segundo Luciana Rocha, especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos e gestora do acordo pela Sema, o objetivo central do ACT é “a promoção de práticas socioambientais, a partir da implantação dos fogões ecoeficientes e disseminação de informações sobre restauração de ecossistemas”. O projeto beneficiará diretamente milhares de famílias, incentivando o uso racional dos recursos naturais e contribuindo para a segurança alimentar e a saúde ambiental.
O programa “Fogões + Eficientes”, já em curso na Bahia e no estado do Tocantins com apoio financeiro da Caixa Econômica Federal, está viabilizando a substituição de fogões a lenha rudimentares por modelos ecoeficientes. Desenvolvido pelo Instituto Perene com base no modelo Rocket Stove, concebido pelo especialista norte-americano Dr. Larry Winiarski (1940–2021), o novo equipamento exige menor quantidade de lenha, reduz em até 50% o tempo de cozimento e emite menos fumaça tóxica, contribuindo para a saúde das famílias e para a preservação do meio ambiente.
Ao todo, 7 mil fogões ecoeficientes serão distribuídos em comunidades rurais da Bahia. A ação representa um avanço significativo na redução de emissões de gases poluentes e na conservação da vegetação nativa, uma vez que diminui a necessidade de extração de lenha.
Quintais agroflorestais
Outra frente importante da parceria é a implantação de mil quintais agroflorestais, sistemas integrados que combinam cultivos agrícolas, frutíferos, florestais e medicinais em uma mesma área. A proposta alia produção de alimentos, geração de renda e recuperação ambiental, sendo uma alternativa sustentável para o fortalecimento da agricultura familiar e a regeneração de áreas degradadas.
Para Guilherme Valladares, diretor executivo do Instituto Perene, o acordo reflete um alinhamento sólido entre as políticas públicas estaduais e as ações da organização. “Apontamos para a promoção e valorização das tecnologias sociais, da restauração e recuperação de ecossistemas, da capacitação de gestores públicos e da qualificação profissional. Estamos iniciando a construção de um plano de ação detalhado, com cronograma preciso, para realizar as atividades previstas no ACT”, afirmou.
Sem repasse financeiro entre as partes, o ACT prevê que cada instituição se responsabilize pela execução de suas atribuições. A Sema contribuirá com apoio técnico, estrutura física e mobilização de gestores públicos. Já o Instituto Perene será responsável pela implementação das ações previstas e pela capacitação das comunidades envolvidas.
Fotos: Matheus Lemos/ASCOM

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.