Salvador amanheceu sob forte chuva nesta quinta-feira (8) e já registra pontos de alagamentos em regiões como a Avenida Vasco da Gama, Sete Portas e Federação. A Defesa Civil (Codesal) emitiu um alerta de continuidade de chuvas moderadas a fortes, com risco para alagamento e deslizamento de terra na quarta-feira (7) e a previsão é que o tempo chuvoso continue no fim de semana.
A instituição permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. No boletim de solicitações, até 6h30 desta manhã, há apenas uma notificação, que é de ameaça de deslizamento de terra em Salvador – sem detalhar a área. Em uma semana, maio já conseguiu superar o volume de chuvas esperado para todo o mês em algumas regiões de Salvador. A média histórica para a capital baiana é de 302,2mm, mas no Barro Duro o acumulado chegou a 305,4mm.
Em Salvador, a quinta-feira (8) ainda será marcada por tempo instável, com previsão de 25 mm de chuva e temperaturas entre 23°C e 28°C. A amplitude térmica aumenta na sexta-feira (09), com mínima de 23°C e máxima de 30°C, e o volume de chuva diminui para 8 mm, concentrado principalmente em pancadas rápidas. No sábado (10), as temperaturas sobem um pouco menos, com máxima prevista de 27°C, e a chuva volta a aumentar levemente, com acumulado estimado de 12 mm.
Já no domingo (11), a tendência é de tempo mais nublado e instável ao longo do dia, mas com menor volume de precipitação: 6 mm, ainda com temperaturas amenas entre 25°C e 27°C. O tempo chuvoso acontece devido à atuação de um sistema de baixa pressão sobre o oceano Atlântico, o que favorece o aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas. Em alguns momentos do dia haverá abertura de sol com variação de nebulosidade.(Correio)
Crédito: Arisson Marinho/CORREIO