quinta, 08 de maio de 2025
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PARLAMENTARES CRITICAM PROJETO DE CONCESSÃO PARA BR-324 E BR-116

Bruna Carvalho - 08/05/2025 08:33

Em audiência pública realizada em Feira de Santana, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentou o projeto de concessão das rodovias BR-324 e BR-116. A ViaBahia, atual administradora, encerra seu contrato em 15 de maio.

A nova concessão, com duração prevista de 30 anos, pode elevar o custo do pedágio entre Salvador e Feira de Santana para R$ 25,00, valor considerado excessivo por parlamentares. Atualmente, o trajeto conta com duas praças de pedágio, totalizando cerca de R$ 7,00, mas o novo modelo prevê a instalação de mais duas.

Críticas ao projeto

O deputado Eduardo Salles (PP), presidente da Comissão de Infraestrutura na Assembleia Legislativa, cobrou mais transparência da ANTT.

“A nova concessão precisa ser técnica, transparente, participativa e justa. Chega de contratos abusivos e promessas vazias. É inadmissível que o processo de relicitação já esteja em curso antes mesmo da devolução formal da atual concessão. A pressa só favorece novos erros”, criticou Salles.

O deputado Robinson Almeida (PT) também demonstrou indignação com os valores projetados para o trecho. “A ANTT quer empurrar goela abaixo do povo baiano um novo modelo de concessão das BRs 116 e 324 que pode aumentar o pedágio para até R$ 25 entre Salvador e Feira. Isso é inaceitável”, afirmou o parlamentar.

Rota 2 de Julho

A nova concessão, batizada de Rota 2 de Julho, prevê R$ 24 bilhões em investimentos em infraestrutura e segurança ao longo dos 30 anos de contrato. A concessão abrange 663 quilômetros de rodovias, incluindo Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Estão previstas duplicações, novas faixas, passarelas, viadutos e vias laterais.

Foto: Divulgação/ANTT

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