quinta, 08 de maio de 2025
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GOVERNO NEGOCIA US$ 500 MILHÕES COM O BID E PRETENDE FAZER A CONCESSÃO DA BR 101 NA BAHIA NO 1º TRIMESTRE DE 2026.

Redação - 08/05/2025 17:07

O Ministério dos Transportes está em vias de fechar um empréstimo com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) no valor de US$ 500 milhões, o equivalente a R$ 2,87 bilhões. O objetivo é usar esse recurso para bancar parte dos custos de obras de novas concessões de rodovias federais em trechos menos favoráveis para cobrança de pedágio, permitindo que seja adotada uma tarifa mais barata ao usuário.

O recurso será usado para financiar, em um primeiro momento, um bloco de concessões rodoviárias da região Nordeste do país. A maior parte dos trechos envolverá cidades e estradas locais cortadas pela BR-101, que cruza o litoral do Nordeste, em seus mais de 2.300 km de extensão pelos nove estados. Numa segunda etapa, a ideia é levar a estratégia para outras regiões.

A BR-101 na Bahia deve ser primeiro traçado que receberá o aporte do BID, como parte do financiamento para viabilizar obras em seus 772 km de extensão.

A rodovia dá acesso a diversas praias e cidades litorâneas, além de ser usada no escoamento da produção local e conectar o sul da Bahia com Salvador.

Neste projeto rodoviário, estudos preliminares estimam que a concessão, que terá prazo de 30 anos, somam investimentos de R$ 13 bilhões em obras estruturantes. Os custos operacionais e de manutenção são estimados em outros R$ 8,8 bilhões no período.

O plano do governo é, depois de bater o martelo com o BID, lançar o edital dessa licitação no segundo semestre deste ano. Os estudos de viabilidade já foram concluídos pelo BNDES. O leilão está previsto para ocorrer no 1º trimestre de 2026.

Os US$ 500 milhões do BID serão divididos em dez parcelas de US$ 50 milhões, e o dinheiro será aplicado conforme o avanço de cada concessão. Com informações da Folha de São Paulo.

O plano garantiria a atratividade das rodovias ao setor privado, oferecendo garantia de pagamento por meio de um banco internacional, o que minimiza eventuais riscos de atraso ou de inadimplência pelo governo. Com informações da Folha de São Paulo.

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