A Neoenergia Coelba opera um plano de resposta a contingência climática que atingiu cerca de 30 cidades da Bahia nos últimos dias, mobilizando mais de 850 equipes de eletricistas, incluindo equipes de outras distribuidoras do grupo Neoenergia, técnicos e engenheiros, e mais que quadruplicando o efetivo total nas áreas críticas. O contingente de eletricistas chegou a mais de 3.500 profissionais.
O trabalho foi realizado 24 horas por dia, tanto em campo, nas regiões impactadas pelos temporais, quanto no Centro de Operações Integradas (COI), sala de controle e monitoramento de toda a rede de distribuição elétrica da Bahia. De acordo com a empresa, nenhuma de suas subestações registrou interrupção em seu funcionamento.
O período de maior impacto na rede elétrica foi entre a sexta-feira (2) e o sábado (3), quando houve um maior número de interrupções no fornecimento de energia. Na segunda-feira (5), a maior parte das ocorrências relacionadas aos temporais já estava resolvida. 90% dos consumidores tiveram o fornecimento normalizado em menos de 5 horas, e 50% deles ficaram menos de 2 horas sem luz. Nas áreas urbanas, 60% das ocorrências foram resolvidas em menos de 3 horas. 10% das ocorrências mais complexas são em áreas rurais com dificuldade de acesso.
Na quarta-feira (7), mesmo com a climatologia ainda instável, a empresa já opera em patamar de normalidade, com faltas de energia pontuais, e segue atuando para resolver as ocorrências mais complexas.
Planejamento estratégico e Centro de Operações Integradas
Assim que confirmada a previsão pela Climatempo, o Centro de Operações Integradas (COI) entrou em operação especial de monitoramento, controle e gestão da rede elétrica. É no COI que são realizadas as manobras remotas nos 7.300 equipamentos instalados na rede para recomposição automática do sistema de distribuição de energia – sem intervenção humana e com maior agilidade.
Durante fortes chuvas ou ventos intensos, o COI é capaz de transferir cargas ou religar trechos da rede, reduzindo o tempo em que o cliente fica sem luz.
Comunicação
Durante todo o período de contingência a Neoenergia Coelba manteve comunicação ativa com seus clientes, com reforço no atendimento às ocorrências através das lojas físicas, central telefônica gratuita 116 e dos canais digitais – WhatsApp, aplicativo Neoenergia Coelba e site. A comunicação também incluiu orientações de segurança com a rede elétrica através das redes sociais, do WhatsApp e da imprensa.
Para garantir a energia em serviços essenciais que servem a população, a Neoenergia priorizou o atendimento a escolas, creches, unidades de saúde, empresas de água e órgãos públicos.
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