Os bairros da Federação, Brotas e Chapada do Rio Vermelho receberam mais de 50 milímetros de chuva na madrugada desta quinta-feira (8). Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), novas pancadas de chuva estão previstas para ao longo do dia, mas elas devem aos poucos perder força.
Para o fim de semana, a previsão é de tempo mais firme, ainda com possibilidades de chuva. Uma nova frente fria deve chegar a Salvador na próxima semana. O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, frisou que a média histórica para todo o mês de maio é de 302,2 milímetros, mas que em apenas oito dias já choveu mais de 400 mm.
“O solo está encharcado, bastante saturado e processos de deslizamento de terra começam a se iniciar em diversos bairros da nossa cidade. As pessoas precisam estar atentas, e se observar qualquer mudança deve se afastar imediatamente e buscar um profissional habilitado pela Codesal, engenheiro, arquiteto ou geólogo para garantir a sua segurança e a de seus familiares”, afirmou.
O risco de deslizamento de terra continua alto nas comunidades da Mamede (Alto da Terezinha); Irmã Dulce (Cajazeiras VII); Creche e Moscou (Castelo Branco); e Bosque Real e Olaria (Sete de Abril). Em casos de emergência a população deve recorrer ao Disque 199. As equipes da Codesal estão de plantão 24h.
Para receber alertas sobre a situação da chuva na região onde mora, a população pode enviar um SMS gratuito para o número 40199 com o CEP da sua residência.
Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS