O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve conversas reservadas com o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) sobre a possibilidade de ele assumir a Secretaria-Geral da Presidência, responsável pela articulação com movimentos sociais. Atualmente, a pasta é ocupada pelo ministro Márcio Macêdo (PT).
Embora não tenha formalizado um convite, Lula perguntou a Boulos se ele estaria disposto a abrir mão da reeleição na Câmara dos Deputados para assumir o cargo até o fim do mandato. O deputado, que foi o mais votado em São Paulo na última eleição, sinalizou positivamente, demonstrando compromisso com a reeleição do presidente.
Segundo o Estadão, a decisão depende da reforma ministerial em curso. No entanto, a indicação encontra menos resistência dentro do PSOL do que há alguns meses, quando o partido demonstrava maior preocupação em manter independência do governo federal.
Caso se concretize, a ida de Boulos ao governo pode fortalecer a relação com movimentos sociais, embora represente a perda de um dos principais puxadores de votos do PSOL. Em resposta, o partido deve apostar em Erika Hilton como destaque nas próximas eleições.
No PT, há apoio à possível nomeação, embora parte da sigla manifeste desconforto pela perda de um ministério para o PSOL, que já ocupa a pasta dos Povos Indígenas com Sonia Guajajara.
Foto: Divulgação