Estudantes dos cursos de Jornalismo, Pedagogia e Urbanismo da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e UNIFTC participaram de um workshop promovido pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), na manhã desta terça-feira (6). A atividade aconteceu no auditório do Salvador Shopping, como parte da programação do Maio Amarelo 2025 e trazendo o tema “Desafios modernos na gestão de trânsito e na difusão de informações sobre a mobilidade na sociedade”.
Para o superintendente da Transalvador, Diego Brito, envolver os estudantes na construção de uma cultura de paz no trânsito é uma estratégia fundamental. “A gente acredita que transformar a realidade do trânsito passa pela educação. É preciso formar cidadãos conscientes, inclusive dentro das universidades. Ao promover esse diálogo com os estudantes, estamos ajudando a construir um futuro com menos sinistros e mais empatia nas ruas”, destacou.
O workshop reuniu cerca de 30 estudantes e professores, proporcionando uma troca de experiências entre o ambiente acadêmico e os especialistas em segurança viária. Durante a programação, foram discutidos assuntos como comportamento no trânsito, excesso de velocidade, planejamento urbano, acessibilidade e os desafios da comunicação para a mobilidade.
A gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos, destacou que eventos como esse ajudam a preparar os futuros profissionais, que terão uma nova visão de atuação. “Eles já vão chegar ao mercado com habilidades para contribuir com a promoção da segurança viária. É um momento singular de produção de conhecimento e também de aplicação de atitudes saudáveis no trânsito, especialmente entre os jovens, que são os mais expostos aos sinistros”, explicou.
O professor da UNIFTC, Leonardo Campos, reforçou a importância da abordagem transversal do tema dentro da formação acadêmica. “A formação continuada é um dos pontos em destaque para a gente aqui. Mesmo sem uma disciplina exclusiva sobre esse tema, trabalhamos o trânsito em diversos componentes curriculares, como oficinas e coberturas jornalísticas. Isso contribui para formar profissionais mais conscientes do seu papel social”, disse.
A estudante Maria Juliana Moreira, do 8º semestre de Jornalismo da UNIFTC, que veio de Candeias especialmente para participar do evento, disse ter se sentido motivada. “Sou motorista habilitada e me interesso muito por esse tema. Entender como a gente pode se comportar melhor no trânsito, tanto como condutora quanto como comunicadora, é essencial. Quero também levar esse conhecimento para minha atuação profissional”, contou.
Além do workshop, a programação do Maio Amarelo 2025 em Salvador inclui uma série de atividades educativas e de sensibilização para diferentes públicos, como intervenções lúdicas em escolas públicas e privadas, oficinas sobre mobilidade urbana e segurança viária com idosos e pessoas com deficiência, blitze educativas em pontos estratégicos da cidade, ações voltadas a motoristas de aplicativo, motociclistas e entregadores, além de caminhadas, passeios ciclísticos e abordagens em terminais de transporte público.
As ações têm como objetivo alertar sobre os riscos no trânsito e incentivar comportamentos mais seguros e responsáveis. A programação completa pode ser conferida no site https://transalvador.salvador.ba.gov.br/.
Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS