terça, 06 de maio de 2025
Euro Dólar

SALVADOR SEDIARÁ DEBATE SOBRE O FUTURO DA INTERNET

João Paulo - 06/05/2025 14:33 - Atualizado 06/05/2025

A capital baiana se prepara para receber a 15ª edição do Fórum da Internet no Brasil (FIB15), evento de grande relevância que reunirá especialistas do país e do exterior de diversos setores da sociedade para discutir o futuro da rede. A edição deste ano, que acontecerá entre os dias 26 e 30 de maio de 2025 no Fiesta Convention Center, tem significado especial por marcar os 30 anos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), responsável por estabelecer diretrizes estratégicas para o uso e desenvolvimento da Internet em território nacional. Desde sua criação pelo CGI.br, o FIB funciona como uma atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF) da Organização das Nações Unidas (ONU), o que faz dele um dos mais importantes espaços de debates no país sobre temas ligados ao uso e desenvolvimento do ambiente digital. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site oficial do encontro.

Figura-chave na história da Internet no Brasil, o diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e conselheiro de Notório Saber do CGI.br, Demi Getschko, está entre os convidados confirmados. “O FIB foi concebido em 2011 como um espaço de diálogo plural sobre a governança da Internet, com uma programação construída a partir das contribuições de toda a comunidade. Esta edição em Salvador será fundamental para debater as principais características do ambiente digital em rede, sua trajetória e seus impactos em nosso país”, declarou. Ele também enfatizou o reconhecimento internacional do modelo brasileiro de governança multissetorial como base para uma Internet aberta e dinâmica. “A criação do CGI.br em 1995, juntamente com a emissão da Norma 4, demonstra a visão da comunidade brasileira sobre os impactos transformadores da Internet. Agora, vamos nos unir para enfrentar os desafios futuros, trabalhando para uma rede cada vez mais inclusiva, aberta e acessível a todos os brasileiros”, completou Getschko. Ligado ao CGI.br, o NIC.br, entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, atua, por meio de diferentes frentes, no desenvolvimento da Internet no Brasil.

Hartmut Richard Glaser, secretário executivo do CGI.br, ressaltou a importância da edição soteropolitana do FIB, que celebra três décadas de atuação do Comitê. “O CGI.br é uma referência internacional por seu modelo multissetorial pioneiro e único no mundo. Graças a essa abordagem, as decisões sobre a Internet no Brasil são tomadas de forma transparente e democrática, considerando os diversos interesses da sociedade. Ao longo de três décadas, o CGI.br, em conjunto com o NIC.br, tem garantido a manutenção de uma Internet segura, com qualidade técnica, pluralidade de perspectivas e respeito aos direitos fundamentais”, afirmou o secretário executivo.

Para Renata Mielli, coordenadora do CGI.br, a programação do FIB15 reflete a diversidade que caracteriza a própria composição do Comitê e demonstra o compromisso do evento em promover discussões relevantes e atuais. “Teremos debates sobre temas cruciais como os direitos de crianças e adolescentes no ambiente online, inteligência artificial, letramento digital e educação, desinformação e saúde mental, governança da Internet e aspectos legais, além de inclusão digital”, destacou a coordenadora.

A escolha de Salvador como sede do FIB15 não é aleatória, tendo sido eleita após a edição do FIB 14 em Curitiba, no Paraná. A cidade, com sua rica história e diversidade cultural, oferece um cenário propício para um debate plural e inclusivo sobre o futuro da Internet no Brasil. A realização do fórum na capital baiana simboliza a importância de conectar o passado, o presente e o futuro da rede, inspirando novas gerações a se engajarem na construção de um ambiente online mais justo e equitativo.

Anote na agenda

Evento: 15º Fórum da Internet no Brasil (FIB15)

Data: 26 a 30 de maio de 2025

Local: Fiesta Convention Center, Salvador, Bahia

Inscrições (gratuitas): https://fib.cgi.br/fib15

Mais informações:

https://fib.cgi.br/fib15

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br/), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br/), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br/) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.

Fotos: Ricardo Matsukawa / NIC.br

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.