terça, 06 de maio de 2025
Euro Dólar

PRESIDENTE DA FIEB DIZ QUE TODOS AGUARDAM UMA POSIÇÃO SOBRE A CONCESSÃO DA FIOL, E QUE A CONCLUSÃO COMO OBRA PÚBLICA PODE SER UMA SOLUÇÃO.  

Redação - 06/05/2025 19:13 - Atualizado 06/05/2025

O Presidente da Fieb – Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Carlos Henrique Passos, disse, em entrevista exclusiva ao portal Bahia Econômica, que vê com bons olhos as iniciativas de produzir hidrogênio verde na Bahia. Mas lembrou que o grande desafio do hidrogênio verde é encontrar o equilíbrio do preço do hidrogênio verde enquanto uma energia.

Segundo ele,  uma molécula de energia de hidrogênio verde consome duas moléculas de energia renovável, o que significa que é preciso ter um preço que justifique a substituição de energia renovável por hidrogênio verde. “É preciso buscar a produção de hidrogênio verde, mas que seja competitivo no mercado”, disse Carlos Henrique.

O presidente da Fieb mostrou-se também preocupado em relação a  paralisação da Fiol e o Porto Sul que são extremamente importantes para a Bahia e são interdependentes. Mas lembrou que existe um contrato sobre concessão.

“A Fieb, aguarda que o governo atue, através da sua agência reguladora, sobre esse contrato, e que faça as exigências necessárias de continuidade e conclusão, ou que busque a rescisão contratual que pode ser, inclusive, sua própria conclusão como obra pública, como ela foi iniciada, ou uma nova concessão, que pode ser inclusive dentro da integração da Fiol 3 e Fico”, afirmou.

O presidente da Fieb falou ainda sobre a Acelen, a BYD e o evento Index, que a Fieb vai realizar, reunindo mais de 200 expositores de todos os segmentos industriais e atraindo cerca de 30 mil visitantes e realizar mais de 200 encontros de negócios. Veja a entrevista na íntegra aqui.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.