A chegada do União Progressista, federação entre União Brasil e PP, fez seis deputados do PP na Bahia prepararem sua saída da legenda. Isso porque, eles devem seguir ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e a nova sigla é de oposição. Deste modo, os parlamentares consideram ‘insustentável’ a permanência na sigla. Ao menos quatro legisladores baianos devem migrar juntos para uma nova legenda, são eles Antônio Henrique Júnior, Niltinho, Hassan e Eduardo Sales.
Em entrevista ao Jornal A Tarde, o líder do PP na Assembleia, Niltinho, conta como está debatendo a situação. “Vamos ver um partido que está na base de Jerônimo. Eu deixei essa decisão a cargo da conversa com o governador. [Mas], deixarei a decisão a quatro mãos”, disse, se referindo ao chefe do Executivo.
Os outros dois deputados Nelson Leal e Felipe Duarte podem desembarcar no Avante. Antes da federação, Nelson já foi cortejado pela sigla, comandada por Ronaldo Carletto. Já a entrada de Duarte na sigla, é quase dada como certa, como é ventilado nos bastidores. Também em contato com o Jornal, Felipe confirmou a mudança e diz já ser tratado como “deputado do Avante”. “O Avante é a minha casa. Tenho compromisso político com Ronaldo Carletto. Eu estou com a minha ida antes da união do PP-União Brasil”, contou, e acrescentou: “O PP nunca me convidou para reunião, nunca apareci na televisão e nem disponibilizou fundo partidário para os meus afilhados políticos”.
Ao menos seis partidos estão de olho nos progressistas que estão mirando as eleições estaduais, entre eles estão o Avante, MDB, PDT, Podemos, PSB e PSD. Interlocutores do governo afirmaram ao portal que o MDB e o Avante, até o momento, foram os partidos que fizeram os convites mais incisivos aos parlamentares. Apesar do PDT ter sido ventilado como opção para os legisladores, Niltinho afirmou ao A Tarde que “não foi procurado por Félix Mendonça Júnior [presidente da sigla]” para debater sobre o assunto.
Os deputados do PP, exceto Felipe Duarte, vão se Preunir com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) para discutir sobre o futuro político. A expectativa é que o encontro, que será realizado no Centro de Operações de Inteligência (COI), onde fica o gabinete do gestor estadual, aconteça na próxima semana.
Foto: Reprodução | Redes Sociais