A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e o Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CMLGBT), promove, neste mês de maio, a 2ª edição da Conferência Municipal de Políticas e Promoção da Cidadania LGBTQIAPN+. Como etapa preparatória, nesta sexta-feira (9), a partir das 14h, serão realizadas nove pré-conferências simultâneas contemplando as regiões administrativas de Salvador.
Os encontros terão como objetivo debater temas que nortearão as discussões da conferência municipal e levantar propostas junto à população e representantes da sociedade civil organizada. A Conferência será realizada nos dias 22 e 23, no Fiesta Bahia Hotel, no Itaigara.
Segundo a diretora-geral de Políticas Públicas LGBT da Semur, Léo Kret do Brasil, as pré-conferências são parte essencial do processo de escuta e mobilização social. “A ação é um espaço democrático para apresentação de demandas, propostas e debates sobre direitos humanos, saúde, educação, segurança pública e inclusão social da comunidade LGBTQIAPN+. As pré-conferências servirão para que possamos apresentar propostas, projetos e discussões que serão levados à 2ª Conferência Municipal”, declarou.
Para ela, o encontro reforça o compromisso da Prefeitura de Salvador com a diversidade e a construção de políticas públicas inclusivas, ampliando a participação social e garantindo visibilidade às demandas locais. “Essa é mais uma etapa fundamental para o fortalecimento da cidadania LGBTQIAPN+ em nossa cidade. Salvador é uma das capitais que mais avançam no Brasil quando se trata de políticas públicas para essa população”, continuou Léo Kret.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CMLGBT) de Salvador, Yorrann D’Lafé, a conferência tem papel central na construção de políticas públicas voltadas à cidadania da população LGBTQIAPN+.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS